Vereadores pedem integração entre Terminal Tatuquara e Região Metropolitana de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, na quarta-feira (25/10), indicação de sugestão ao Poder Executivo que pede a implantação de linhas de ônibus no Terminal Tatuquara com destino às cidades de Araucária e Fazenda Rio Grande. “Quem frequenta o Tatuquara tem se defrontado com uma queixa que […] a integração com Araucária está um problema, porque tem que passar pelo [terminal] Pinheirinho”, citou o autor da proposição, vereador Angelo Vanhoni (PT).

Vanhoni lembrou que muitas pessoas que se deslocam ao Tatuquara moram em Araucária e Fazenda Rio Grande, municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Marcos Vieira (PDT) apoiou a demanda, chamando a atenção para o crescimento da região. “Eu penso que já demorou para sair o Terminal Tatuquara […] e agora existe, de fato, este déficit de integração”, completou Eder Borges (PP). Para Bruno Pessuti (Pode), “os estudos precisam ser feitos de forma compartilhada” com os municípios da RMC (205.00368.2023).

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Curitiba no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram e YouTube
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Lembrando de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o transporte público gratuito em dias de eleições, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) pede que a questão seja regulamentada em Curitiba, por lei ou decreto (205.00392.2023). A falta do transporte público gratuito, citou, “viola o direito ao voto”. Ainda, em sua avaliação, a medida pode evitar casos de abuso econômico.

    Sidnei Toaldo (Patriota) teve duas indicações de sugestão aprovadas nesta manhã. Uma das propostas é reformar o espelho d’água do Memorial Árabe – segundo o vereador, ele destinará emenda parlamentar à obra (205.00389.2023). Na outra sugestão, Toaldo pede regularização da Rua Octávio Primo Stocchero, no bairro Butiatuvinha (205.00390.2023). Citando anúncio recente de recursos do Governo do Paraná para o Programa Asfalto no Saibro, o vereador explicou que as ruas não regularizadas não podem ser contempladas.

    De Bruno Pessuti, o plenário concordou com sugestão para que a Prefeitura implante unidade no Programa Jardins de Mel no parque São Lourenço (205.00384.2023). “As abelhas são os vetores da sustentabilidade”, citou o autor. Pessuti também lembrou da instalação de um Jardim de Mel na Câmara de Curitiba, recentemente.

    Nori Seto (PP) também defendeu indicação de sua autoria. A proposta é que a distribuição de mudas de árvores nas administrações regionais também ocorra nos fins de semana (205.00393.2023). Segundo ele, a demanda foi apresentada por cidadãos. Outra proposta pede a implantação, em caráter de urgência, de rotatória na Rua Konrad Adenauer, entre o Cemitério Vertical e o Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, no Bairro Tarumã (205.00394.2023). “O morador tem que voltar aproximadamente um quilômetro para fazer o retorno. Muitas pessoas têm nos procurado”, explicou o autor, João da 5 Irmãos (União). Leonidas Dias (Solidariedade) apoiou a demanda.

    Qual a diferença entre a indicação e o projeto de lei?

    A indicação é um tipo de proposição legislativa – conceito abrangente, que compreende todas as matérias sujeitas à deliberação na Câmara de Curitiba. Ela é adotada para debater temas que competem ao Executivo e, ao contrário dos requerimentos encaminhados diretamente aos órgãos da administração municipal, a indicação de sugestão de ato administrativo ou de gestão depende da aprovação numa sessão plenária.

    A votação é feita em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), durante a segunda parte da ordem do dia. No entanto, como o próprio nome diz, ela não é impositiva, e sim sugere medidas ao Poder Executivo. Ou seja, o instrumento é uma manifestação legal do Legislativo, mas tem um “peso menor” em comparação ao projeto aprovado em plenário e que, se sancionado, torna-se lei em Curitiba.

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário