A partir de 1º de janeiro de 2025, o transporte coletivo de Ponta Grossa não aceitará mais dinheiro em espécie para pagamento de tarifas. As opções de pagamento passarão a ser exclusivamente por cartões de crédito e débito com tecnologia de aproximação, além dos cartões de Vale-Transporte e Vale-Estudante já existentes. A medida visa modernizar o sistema e aumentar a segurança dos usuários.
Segundo a prefeita Elizabeth Schmidt, essa transformação faz parte de um projeto mais amplo de modernização do transporte público municipal. O secretário de Planejamento e Infraestrutura, Luiz Henrique Honesko, destacou que cerca de 17,55% dos pagamentos ainda são feitos em dinheiro, mas a tendência é que esse número diminua com a implementação dos novos métodos.
Os usuários que não tiverem acesso a cartões poderão obter, gratuitamente, um cartão de transporte coletivo e adicionar créditos por diferentes métodos de pagamento, incluindo PIX. Nos terminais de ônibus, o pagamento em espécie continuará sendo aceito temporariamente.