Câmara de Curitiba aprova empréstimos para aquisição de ônibus elétricos

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, em primeiro turno, projetos de lei que autorizam o Executivo a contratar empréstimos, totalizando pouco mais de R$ 1 bilhão. Esses financiamentos destinam-se à ampliação da frota de ônibus elétricos e à geração de energia solar, como parte do Programa Curitiba Carbono Neutro. O objetivo é atingir 30% da frota descarbonizada até 2030 e 100% até 2050.

Detalhes do financiamento com o BNDES

Uma das solicitações inclui a autorização para uma operação de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor de até R$ 380 milhões visa adquirir 54 ônibus articulados elétricos para a linha Inter 2, junto à implantação de dois eletropostos públicos. A taxa de juros, subsidiada pelo Fundo Clima, é de 7,35% ao ano, com prazo de carência de 12 meses e amortização em até 180 meses.

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  • Financiamento internacional com o KfW

    Outra autorização dirige-se ao financiamento com o banco alemão Kreditanstalt Für Wiederaufbau (KfW), previsto em até 100 milhões de euros. Essa quantia, aproximadamente R$ 637,6 milhões, reflete na compra de ônibus elétricos para as linhas BRT Leste-Oeste e Interbairros II, que transportam, diariamente, cerca de 355 mil passageiros. Também ocorre a instalação de sistemas fotovoltaicos em prédios públicos.

    Impactos na saúde e meio ambiente

    Os benefícios da eletrificação da frota vão além da redução de emissões. A adoção de ônibus elétricos pode evitar cerca de 909 hospitalizações e 32 mortes por doenças cardiovasculares e respiratórias em um período de 30 anos. Economicamente, isso representa milhões em custos evitados, tanto em hospitalizações quanto em mortes, sem mencionar a significativa redução de ruído.

    Vantagens econômicas da eletrificação

    Apesar do investimento inicial maior, os ônibus elétricos oferecem vantagens operacionais. Os custos de energia elétrica podem ser até 69% menores que os do diesel, e as manutenções custam 72% menos. A análise econômica revela que esses fatores compensam o investimento ao longo do ciclo de vida dos veículos, tornando a eletrificação uma escolha vantajosa.

    Discussões na Câmara Municipal

    Os debates sobre a eletrificação da frota dominaram a sessão, com defesa do governo sobre a importância da aprovação dos empréstimos. O líder do governo, Serginho do Posto, enfatizou que não houve atropelo nas discussões, mencionando que os estudos sobre essa transição começaram em 2018. O impacto positivo no meio ambiente e a redução da poluição sonora foram argumentos essenciais na defesa.

    Contrapontos e preocupações

    No entanto, algumas vereadoras expressaram preocupações sobre o planejamento urbanístico e o uso dos recursos. Elas questionaram o impacto dos novos ônibus nas tarifas e se os projetos foram discutidos adequadamente. A falta de um debate mais amplo com a população também foi um ponto levantado. O governo reiterou a transparência nos processos e os estudos detalhados anexados ao projeto.

    Próximos passos legislativos

    Os projetos de lei seguem para votação final, com retorno à pauta na próxima sessão. Com a aprovação, o processo de aquisição dos ônibus elétricos começará, trazendo inovação ao sistema de transporte curitibano.

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