Manutenção preventiva: desafio crucial no transporte rodoviário de cargas

A manutenção preventiva no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) continua sendo um desafio crítico, apesar dos avanços tecnológicos e da maior profissionalização do setor. Em 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou mais de 1,67 milhão de veículos de carga e 79 mil ônibus nas rodovias federais. O resultado foi alarmante: mais de 23 mil caminhões, 13 mil semirreboques e 1,2 mil ônibus foram recolhidos por condições inadequadas de circulação.

Impactos da falta de manutenção preventiva

A negligência com a manutenção preventiva gera impactos reais na segurança viária. Em 2024, problemas no sistema de freios resultaram em 282 acidentes, com 266 feridos e 19 mortes, segundo a PRF. A falta de inspeções técnicas básicas é um dos principais fatores por trás de acidentes envolvendo veículos pesados.

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  • Estratégia e gestão na manutenção preventiva

    Marcel Zorzin, CEO da Zorzin Logística e presidente do SETRANS, destaca a importância de tratar a manutenção preventiva como uma prática estratégica. Essa abordagem não só evita acidentes, mas também garante eficiência, reduz custos e protege a imagem da transportadora. Na Zorzin Logística, a gestão preventiva da frota envolve protocolos rígidos de inspeção, monitoramento de componentes críticos e capacitação contínua das equipes.

    Benefícios da manutenção preventiva

    A manutenção corretiva é mais cara e geralmente ocorre em situações de urgência, comprometendo o desempenho operacional e aumentando o risco de acidentes. Em contraste, a manutenção preventiva, baseada em dados como quilometragem e histórico técnico, prolonga a vida útil dos ativos, melhora o desempenho e reduz os custos totais de operação. Marcel Zorzin alerta para a necessidade de uma mudança cultural no setor, enfatizando que a manutenção preventiva é mais do que uma exigência técnica: é governança, segurança e compromisso com a sociedade.

    Profissionalização e cultura organizacional

    Executivos do setor defendem que a profissionalização da gestão da manutenção deve se basear em três pilares: cultura organizacional, tecnologia aplicada e capacitação técnica contínua. Experiências de transportadores mostram que uma abordagem estruturada traz ganhos diretos em segurança, previsibilidade e qualidade do serviço prestado.

    Sobre Marcel Zorzin

    Marcel Zorzin é diretor operacional da Zorzin Logística, formado em Administração de Empresas e em Gestão de Transporte e Logística. Sua carreira no TRC começou aos 17 anos na Zorzin Logística. Desde 2008, é membro do SETRANS e atualmente preside a entidade para o triênio 2025-2027.

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