O governador Carlos Massa Ratinho Júnior esteve neste sábado (8) em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, e anunciou uma força-tarefa para reconstrução das casas destruídas pelo tornado que atingiu cerca de 90% do município. O fenômeno provocou seis mortes – cinco na cidade e uma em Guarapuava – e deixou dezenas de feridos. O governador, que já havia decretado estado de calamidade pública, afirmou que a medida permitirá agilizar o atendimento à população e a liberação de recursos para reconstrução.

Equipes da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) vão mapear as residências afetadas. E identificar quais apresentam condições de recuperação ou exigem reconstrução. A Prefeitura e o Governo do Estado montaram estruturas emergenciais no Centro de Convivência do Idoso, que fornecerá alimentação, e no Ginásio do Campo do Bugre, que servirá como centro de triagem. Famílias desabrigadas também serão encaminhadas a alojamentos provisórios em Rio Bonito e Laranjeiras do Sul.

O Governo do Estado enviou 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas, 565 colchões e 270 kits de higiene. 204 kits de limpeza, 150 kits dormitório e 54 bobinas de lona. Máquinas, caminhões e equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Copel, Sanepar e Secretaria da Saúde trabalham na limpeza e no restabelecimento dos serviços essenciais. Segundo o secretário das Cidades, Guto Silva, a ação conjunta entre órgãos estaduais e prefeituras da região segue “um protocolo de engenharia de guerra” para reconstruir rapidamente as áreas afetadas.
Atendimentos
Até o momento, 437 pessoas foram atendidas pelos serviços de saúde da região. Hospitais de Laranjeiras do Sul realizaram mais de 300 atendimentos, incluindo cirurgias e internações em UTI. Mais de 30 ambulâncias e 100 profissionais de saúde estão mobilizados. O Centro de Medicamentos do Paraná enviou soros e insumos, enquanto a Secretaria da Saúde distribui mais de 10 mil unidades de materiais médicos.

Enem suspenso
A Secretaria de Educação do Paraná suspendeu a aplicação do Enem 2025 no município de Rio Bonito do Iguaçu, após danos estruturais nas escolas estaduais Ludovica Safraider e Ireno Alves. O Inep garantiu reaplicação do exame em nova data. As equipes da Fundepar avaliam os danos nas unidades e definem medidas emergenciais para retomada das aulas. O prefeito Sezar Bovino destacou que os maiores mercados da cidade sofreram destruição e afirmou que a equipe concluirá o levantamento completo dos prejuízos com apoio técnico a partir de domingo.
