A Via Araucária realizou uma reunião da Comissão Tripartite de Rodovia (CTRC) na sede da Fecomércio Paraná, em Curitiba, para apresentar o progresso das obras do Lote 1. O encontro reuniu representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entidades do setor produtivo e membros da sociedade civil, com o objetivo de debater transparência, segurança viária e o andamento das intervenções.
Durante a reunião, a concessionária expôs um panorama detalhado sobre o andamento das obras no Lote 1, que seguem rigorosamente o cronograma contratual. Foram apresentadas as frentes em execução, os cronogramas previstos, as intervenções prioritárias e as soluções de acesso nas rodovias que compõem esse lote. Além disso, discutiu-se a segurança viária, diretrizes de Compliance, processos de licenciamento ambiental e projetos sociais vinculados ao empreendimento.
Importância da reunião para o avanço do Lote 1
Sergio Santillán, diretor-presidente da Via Araucária, destacou a relevância desses encontros para promover o debate aberto e a transparência. Ele ressaltou que a reunião permitiu apresentar informações atualizadas sobre temas prioritários, como o avanço das obras e a segurança viária, além de esclarecer pontos técnicos e ouvir diretamente as demandas das entidades presentes. Segundo Sergio, esse diálogo fortalece a construção conjunta de soluções e reafirma o compromisso da concessionária com a transparência, segurança e progresso das obras do Lote 1.
O diretor de Engenharia da Via Araucária, Pedro Veloso, também participou da reunião, contribuindo com detalhes técnicos sobre as intervenções em andamento.
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Diálogo institucional e acompanhamento do Lote 1
Jaime Sunye Neto, diretor-secretário do Movimento Pró-Paraná, reforçou o valor do diálogo institucional entre os diversos segmentos que representam a sociedade paranaense. Ele enfatizou a importância de escutar todas as partes, construir consensos e acompanhar os cronogramas, destacando que algumas áreas do Lote 1 avançam mais rapidamente do que o previsto.
Para o Coronel Neto, representante da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar). O cumprimento do contrato da Via Araucária com as obras do Lote 1 demonstra que o novo modelo de concessão funciona. Ele ressaltou o acompanhamento constante e a abertura para discussões. Além disso, destacou-se a construção do Ponto de Parada e Descanso (PPD) em Irati, com conclusão prevista até o fim de 2025. O PPD representa uma obra fundamental e sua entrega dentro do prazo será um marco histórico para o Paraná.
Abrangência dos debates sobre o Lote 1
João Arthur Mohr, superintendente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), ressaltou a importância das reuniões tripartites para apresentar e debater todas as questões relacionadas ao Lote 1. Ele destacou a necessidade de acompanhar o status das obras e os licenciamentos ambientais, que possuem grande relevância para o desenvolvimento do projeto.
Paulo Nauiack, vice-presidente da Fecomércio Paraná e anfitrião do encontro, apoiou a iniciativa. Afirmando que receber a comissão tripartite reforça o compromisso da iniciativa privada com o diálogo. Ele destacou que essa representação garante que o setor produtivo e a sociedade acompanhem as melhorias. E sejam ouvidos, contribuindo para equilibrar os interesses de todos os envolvidos.
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Participação das entidades na reunião
O encontro contou com representantes da ANTT, incluindo Marisa Dagmar Tiefensee, Robson Kenji Saito e Sidnei Silvestrini; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR); Faep; Fiep e Fetranspar. Movimento Pró-Paraná; Ocepar; IEP; Sesc/PR; Amcespar; Conder; Fecomércio Paraná; e Conselho de Desenvolvimento de Ponta Grossa (CDEPG).
Essa foi a quarta reunião tripartite promovida pela Via Araucária desde o início da concessão, em fevereiro de 2024. As reuniões tripartites integram uma regulamentação da ANTT que determina a participação das concessionárias para garantir transparência e acompanhamento das obras.
Conclusão
A Via Araucária mantém o compromisso com o avanço das obras do Lote 1, seguindo o cronograma contratual e promovendo o diálogo aberto com entidades e sociedade. As reuniões tripartites reforçam a transparência, a segurança viária e o desenvolvimento sustentável do projeto. Garantindo que as demandas sejam ouvidas e as soluções construídas em conjunto. A conclusão do Ponto de Parada e Descanso em Irati até o fim de 2025 destaca a importância das entregas dentro do prazo para o progresso do Paraná e a efetividade do modelo de concessão adotado.
