Novas obras impulsionam mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vive um momento de transformação com importantes obras que ampliam a mobilidade e a infraestrutura logística. Com 29 municípios, a RMC concentra um terço da população do Paraná e destaca-se como a região que mais cresceu no Estado, segundo o último Censo. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior participou da assembleia da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) para apresentar os projetos que melhoram a qualidade de vida e a circulação na região.

Obras estruturantes na Região Metropolitana de Curitiba

Os projetos abrangem desde a pavimentação do município de Doutor Ulysses, um dos últimos sem ligação asfáltica, até a ampliação do Contorno Sul, que passará a ter quatro pistas em cada sentido. Essa ampliação resulta de investimentos da concessionária vencedora do Lote 1 das concessões rodoviárias do Paraná. A pavimentação entre Mandirituba e São José dos Pinhais, com 25 quilômetros de concreto, conecta as rodovias BR-116 e BR-376, fortalecendo o eixo logístico do sul da Região Metropolitana e desafogando o Contorno Sul.

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  • Além disso, o Governo do Estado prepara a construção do novo Corredor Metropolitano de Curitiba, prolongamento da PR-423, que liga a BR-476, em Araucária, à BR-116, na divisa entre Curitiba e Fazenda Rio Grande. Essa obra também contribui para desafogar o trânsito do Contorno Sul e integra-se à duplicação da PR-423 entre Campo Largo e Araucária.

    Ampliação e duplicação de rodovias na Região Metropolitana de Curitiba

    Na parte norte da RMC, a duplicação do Contorno Norte (PR-418), que conecta a rodovia do Café a Colombo passando por Almirante Tamandaré, já começou e deve ser concluída em 2027. Outros trechos em execução ou entregues incluem a duplicação da rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, com extensão prevista até Itaperuçu e Rio Branco do Sul, e a duplicação da rodovia da Uva, que liga a capital a Colombo.

    A Região Metropolitana de Curitiba também inova no transporte público com o Bonde Urbano Digital (BUD), projeto pioneiro na América do Sul. O veículo circula sobre um trilho magnético instalado no asfalto e está em fase de testes entre os terminais de Pinhais e São Roque, em Piraquara.

    Planejamento urbano e desenvolvimento na Região Metropolitana de Curitiba

    A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) divulgou recentemente a nova delimitação do Núcleo Urbano Central (NUC) da Região Metropolitana de Curitiba. O estudo redefine os limites da mancha urbana contínua e identifica as áreas com maior transformação, subsidiando o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI-RMC).

    As maiores mudanças ocorreram ao sul, com novas urbanizações em Fazenda Rio Grande, Mandirituba e São José dos Pinhais. No oeste, o NUC passou a incluir áreas urbanizadas de Balsa Nova, especialmente no Bugre e entorno da indústria de cimento Itambé. No norte, incorporaram-se áreas em Campina Grande do Sul, Colombo, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, que apresentaram adensamento e novos loteamentos. Áreas rurais e de proteção ambiental entre Campo Largo e Araucária foram excluídas para manter a coerência morfológica.

    Assomec e a gestão integrada da Região Metropolitana de Curitiba

    A última Assembleia Geral Ordinária da Assomec, realizada em 2025, reuniu prefeitos dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba para prestação de contas, posse da nova câmara técnica e definição das diretrizes estratégicas para 2026. A entidade representa cerca de um terço da população do Paraná e atua em áreas como transporte, saúde, educação, habitação e projetos regionais.

    O encontro contou com a presença do vice-governador Darci Piana, do chefe da Casa Civil João Carlos Ortega, secretários estaduais, diretores de órgãos como Sanepar e Detran-PR, além de deputados estaduais. Essa participação reforça o compromisso com o desenvolvimento integrado da Região Metropolitana de Curitiba.

    Conclusão

    A Região Metropolitana de Curitiba avança com obras estruturantes que ampliam a mobilidade, a segurança e a logística, beneficiando diretamente a população local. A pavimentação de municípios, a duplicação de rodovias estratégicas e a inovação no transporte público demonstram o compromisso com o crescimento sustentável da região. O planejamento urbano e a gestão integrada por meio da Assomec garantem que esses investimentos atendam às necessidades atuais e futuras da Região Metropolitana de Curitiba, consolidando seu papel como polo de desenvolvimento no Paraná.

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