Araucária: Novo TRIAR começa a operar na segunda-feira, dia 26

846
Fonte Nova Araucária
Foto: Carlos Poly
Publicidade

A partir de segunda-feira, dia 26 de julho de 2021, a cidade de Araucária inicia uma nova etapa no seu transporte coletivo local, quando entra em operação o “Novo TRIAR”. Trata-se de uma etapa que visa consolidar as conquistas no transporte coletivo implantadas nos últimos anos pela Prefeitura. O sistema conta com 47 linhas de ônibus (com cerca de 100 viagens por hora) que atendem as áreas urbanas e rurais.

A Prefeitura orienta aos passageiros que compreendam a importância desta fase histórica de transição e possíveis transtornos temporários ao longo das primeiras semanas. Mas também é importante deixar claro que os diversos benefícios já conquistados permanecerão com o Novo TRIAR.

Com o novo sistema de transporte, a frota total de ônibus será ampliada de 88 veículos para 95 unidades, com mais da metade sendo ônibus zero quilômetro. A Prefeitura está trabalhando para garantir que a fase de transição ocorra da melhor maneira possível. O passageiro do sistema vai continuar utilizando o cartão TRIAR que já possui.

Publicidade

Nos últimos três anos, o município de Araucária conseguiu reduzir a tarifa de transporte coletivo local por quatro vezes seguidas e ainda implantou benefícios e gratuidades para diversos públicos. Para a Prefeitura, o transporte coletivo é “uma conta que nunca fecha” (argumento muito comum), mas, como serviço essencial, é preciso encontrar meios para viabilizá-lo e que ele funcione da melhor maneira possível para os usuários. Mesmo com o forte impacto econômico gerado pela pandemia nos municípios, a Prefeitura de Araucária conseguiu manter o pleno funcionamento do sistema de transporte coletivo local, com toda a frota na rua.

As ações da Prefeitura mostram um compromisso real do município em tratar o transporte coletivo como uma importante ferramenta de estímulo a melhorar a qualidade de vida e ao ao desenvolvimento local. A sequência de reduções da tarifa, por exemplo, tem estimulado a utilização do transporte coletivo local, o que pode favorecer o comércio do município. Da faixa dos 30 mil passageiros por dia, o sistema local passou a registrar números superiores a 50 mil passageiros por dia (em dias “normais” antes da pandemia) após a implantação de diversas melhorias. Os investimentos da Prefeitura também ocorreram para melhorar o conforto de quem aguarda o ônibus. Foram adquiridos e implantados 900 novos abrigos de pontos de ônibus; em áreas urbanas e rurais.

CONTINUAM

Além da tarifa reduzida de R$ 2,20, permanecerão no Novo TRIAR o sinal de internet grátis nos ônibus e a “Integração ponto a ponto” (que possibilita – com cartão TRIAR – desembarcar e embarcar em uma outra de linha de ônibus do sistema sem precisar pagar nova tarifa e sem ir a um dos terminais). A integração gratuita com as linhas metropolitanas (nos terminais) também continua assim como a tarifa gratuita aos domingos (“tarifa domingueira” – com uso do cartão TRIAR).

A série de gratuidades (instituídas por lei) também está confirmada. Entre elas, estão incluídos todos os estudantes de escolas públicas do município (da educação infantil ao ensino médio), gratuidade para pais e responsáveis (de estudantes de até 12 anos) que levam as crianças para a aula, isenção para crianças e adolescentes que participam de programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, isenção para para participantes de cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego e para acompanhante de pessoa com deficiência.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui