Duas aeronaves foram mobilizadas para auxiliar no combate a incêndios florestais em Ponta Grossa na tarde de segunda-feira (30).
O primeiro incêndio, às margens da BR-376, consumiu 103 hectares de mata nativa e exigiu 12 lançamentos de água para ser controlado, devido ao risco elevado pela proximidade de fiações elétricas.
O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Rafael Lorenzetto, elogiou a atuação sincronizada entre os bombeiros em solo e as aeronaves.
O segundo incêndio, que teve início em uma plantação de aveia, foi contido com a ajuda da aeronave, que despejou água nas chamas.
O Aeroclube de Ponta Grossa, contratado pelo governo estadual, tem sido fundamental no atendimento rápido a incêndios, especialmente com um recente reforço aéreo que ajudou a reduzir o tempo de combate a incêndios.
O estado enfrenta uma escalada de incêndios florestais, contabilizando 12.248 ocorrências até o momento, resultando em um investimento de R$ 24 milhões em uma força-tarefa para enfrentar a situação emergencial provocada pela estiagem.