As obras para implantação dos ímãs que guiarão o Bonde Urbano Digital (BUD) na Região Metropolitana de Curitiba avançam e estão na reta final. A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) iniciou a instalação de 1,3 km de ímãs, sendo 1 km na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel e 300 metros no Terminal São Roque, em Piraquara. Essa tecnologia permite que o BUD demonstre a guiagem autônoma em dois cenários: durante o trajeto na rodovia e na chegada ao terminal.
Como o Bonde Urbano Digital utiliza tecnologia de ponta para operação
A utilização dos ímãs confere alta precisão na condução e manobra do Bonde Urbano Digital, facilitando o embarque e desembarque dos passageiros. A implantação começou com a marcação dos pontos para instalação, realizada com apoio de engenheiros topógrafos para garantir a exatidão. Em seguida, a perfuração dos locais ocorre com brocas especiais de 3,5 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade. Após a colocação dos ímãs, os buracos recebem uma resina especial para vedação. Ao todo, serão realizados 1.300 furos, com espaçamento de 1 metro entre eles.
Infraestrutura e segurança para o Bonde Urbano Digital
A instalação na rodovia conta com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que bloqueou uma das vias para garantir a segurança durante os trabalhos. No entorno do Terminal São Roque, equipes da Prefeitura de Piraquara auxiliam na proteção dos usuários e das equipes técnicas. Recentemente, o projeto e o DER/PR ajustaram as barreiras New Jersey na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, no cruzamento com a Avenida Frei Rui Guido Depine, local que o BUD utilizará para acessar o terminal, permitindo que o veículo realize a curva com segurança.
Requalificação viária para operação do Bonde Urbano Digital
No município de Pinhais, a prefeitura conduz obras de requalificação na Avenida Ayrton Senna da Silva, que garantirão mais conforto e segurança para a operação do Bonde Urbano Digital. Essas melhorias complementam a infraestrutura necessária para o funcionamento eficiente do sistema.
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Características e benefícios do Bonde Urbano
O Bonde Urbano Digital terá capacidade para 280 passageiros e tarifa igual à do sistema metropolitano, de R$ 5,50. O tempo de viagem será semelhante ao atual, porém com mais conforto e menor impacto ambiental. Durante a fase de testes, os ônibus que fazem o trajeto entre Pinhais e Piraquara continuarão operando normalmente.
Com 30 metros de comprimento, ar-condicionado e operação bidirecional, o BUD pode atingir até 70 km/h, velocidade superior à dos ônibus do sistema BRT. A vida útil estimada do veículo chega a 30 anos, o triplo dos veículos convencionais. Equipado com sensores, radares e câmeras, o Bonde Urbano Digital oferece rastreamento automático, orientação autônoma e proteção eletrônica ativa, aumentando a segurança nas vias, mesmo ao compartilhar espaço com outros veículos.
Sustentabilidade e viabilidade operacional
Além de sustentável, o sistema apresenta custo de implantação até três vezes menor que o de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A implantação pode ocorrer em até um ano em vias de até 15 quilômetros. Desenvolvido pela empresa chinesa CRRC Corporation, o Bonde Urbano Digital desperta interesse de outros estados e países pela combinação entre tecnologia avançada, sustentabilidade e viabilidade operacional.
Previsão de início da operação
Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, o Bonde Urbano Digital deve iniciar a operação em 2025. O projeto segue o cronograma previsto, e após a conclusão da infraestrutura, diversos testes ocorrerão antes do início do transporte de passageiros. Caso os testes sejam bem-sucedidos, a operação com passageiros começará ainda neste ano. A linha entre Pinhais e Piraquara tem previsão de funcionamento até o fim de 2025.
