As ruas do bairro Cajuru passam por alterações essenciais a partir desta terça-feira. A partir das 11h, vias no entorno do Terminal Centenário terão sentido único de circulação. Essas mudanças acontecem em função das intervenções de melhoria para a passagem do novo Ligeirão Leste/Oeste. O objetivo principal reside na organização da circulação de veículos no local e no aumento da segurança dos pedestres.
Novas direções de tráfego no Cajuru
A Rua Ceilão passa a ter sentido único da Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva para a Rua Sebastião Marcos Luiz. A Rua Guilherme Bianchi também se adapta, recebendo sentido único da Rua Sebastião Marcos Luiz até a Rua Pedro Violani. Por sua vez, a Rua Lourival Wendler terá sentido único de circulação da Rua Filipinas para a Rua Ceilão, enquanto a Rua Ceilão obterá a preferência de tráfego em relação à Rua Jordânia. Essas alterações são definitivas e visam implantar um binário com a Rua Filipinas, trazendo mais fluidez ao tráfego na região.
Novos semáforos instalados
Além das mudanças de sentido, novos semáforos facilitarão a circulação no bairro Cajuru. Os cruzamentos das ruas Ceilão com Sebastião Marcos Luiz e Ceilão com Niterói receberão dois novos sinais, proporcionando maior segurança tanto para motoristas quanto para pedestres. Assim, o tráfego na área se tornará mais eficiente.
O projeto do BRT Leste/Oeste
O novo BRT Leste/Oeste integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba. Esse projeto é financiado internacionalmente pelo New Development Bank (NDB), que aportou US$ 75 milhões para a finalidade. O projeto requalificará 20 quilômetros de infraestrutura para ônibus, incluindo a reforma de 34 estações tubo e cinco terminais, além de novos equipamentos a serem instalados no Capão da Imbuia e Campina do Siqueira.
Conclusão
As mudanças no trânsito do bairro Cajuru, incluindo as alterações de sentido nas ruas e a instalação de novos semáforos, resultam em melhorias significativas para a mobilidade urbana. O projeto do BRT Leste/Oeste mostra um compromisso com um transporte mais eficiente em Curitiba, beneficiando moradores e visitantes da região.