A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), construiu mais de 17 km de calçamentos por todo o município ao longo de 2025. No período, também foram realizados serviços de asfaltamento em 24 ruas, ultrapassando 10 km em ações. Voltadas à melhoria da malha viária e da acessibilidade pedestre em diferentes regiões da cidade, as atividades incluem desde a pavimentação asfáltica completa, com serviços de drenagem, base, meio-fio e calçadas, até a manutenção de pavimentos já existentes por meio de recapeamentos.
Dentre as ruas que receberam serviços completos de pavimentação estão a Rua Paraíso do Norte, no bairro Emiliano Perneta, com trechos somando mais de 1.400 metros, e a Rua 1º de Maio, no Centro, com 390 metros. No Jardim Karla, as ruas Ipê, Palmital e Azaleias também foram contempladas, totalizando 480 metros de vias revitalizadas.
Para a manutenção e prolongamento da vida útil das vias já pavimentadas, a Semop executou recape asfáltico em importantes logradouros, como a Rua Maria Melk Cordeiro e a Rua Isaac Victor Pereira, no Atuba, cada uma com 1.025 metros. No bairro Emiliano Perneta, as ruas Renascença, Alto Paraná, Benevenuto Ratman, Rosa Macarini e Cruzeiro do Sul receberam serviços de recape, muitas vezes acompanhados de adequações de meio-fio e estacionamento.
Além disso, obras de maior porte estão em andamento, como a intervenção na Rua Marechal Floriano Peixoto, no Jardim Amélia, que inclui drenagem, base, meio-fio, novo asfaltamento, calçadas e adequação da via, totalizando 1.560 metros. Outra importante obra é a aplicação de novo asfalto na Av. Ayrton Senna da Silva, contemplada no projeto de requalificação urbana da Transpinhais.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), o planejamento e a execução das obras consideram não apenas a durabilidade do pavimento, mas também a acessibilidade universal, com a padronização e construção de calçadas em diversos trechos, garantindo maior segurança e conforto aos pedestres. O calçamento também recebe o chamado concreto ecológico – poroso, o material permite maior absorção da água das chuvas, corroborando a prevenção de alagamentos. Além disso, a base das calçadas também é composta por material removido dos rios pela Semop.
