Ciclistas ganham 4,9 mil m² de ciclofaixas revitalizadas

446
Cicloviária
Foto: Divulgação
Publicidade

Os ciclistas começaram 2021 com melhorias na rede cicloviária da Regional Boqueirão. Desde o início do ano, a Prefeitura de Curitiba já reforçou a sinalização horizontal de 4.900 metros quadrados em ciclofaixas nos bairros Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão.

A Superintendência de Trânsito revitalizou as ciclofaixas existentes com um padrão atualizado e uniforme seguido em toda a cidade e criou novas faixas, os “tapetes vermelhos” nos cruzamentos de toda estrutura cicloviária existente nos bairros da regional.

Também foram feitos ajustes em pontos de travessias das ciclovias, para dar mais segurança a ciclistas e pedestres.

Publicidade
Cicloviária
Foto: Divulgação
15 quilômetros na Avenida Marechal Floriano Peixoto

A ciclovia da Avenida Marechal Floriano Peixoto foi totalmente revitalizada, nos dois sentidos, somando 15 quilômetros de extensão, desde o viaduto da Linha Verde no Hauer até o Parque Náutico do Boqueirão.

“Demos uma estrutura mais adequada a essa rota implantada há mais de dez anos, com readequações que incluíram travessias em locais semaforizados para levar mais conforto e segurança a quem pedala”, diz a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella.

Um dos pontos que ganhou atenção especial fica em frente a um shopping, 400 metros após o viaduto sobre a Linha Verde. Ali, a Superintendência de Trânsito reforçou a sinalização da ciclovia, inclusive com tachões na pista, para evitar que os motoristas de aplicativos parem no local de passagem dos ciclistas, e intensificou a fiscalização.

Cicloviária
Foto: Divulgação
Segurança

Ainda na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Hauer, dois pontos foram alterados para dar mais segurança a quem pedala. Um deles foi a travessia de pista de quem segue no sentido Bairro logo após o shopping, alterado para o cruzamento com a Rua Antônio Ricardo dos Santos, onde há semáforo.

No sentido oposto, próximo ao Terminal Hauer, o cruzamento com a Rua Waldemar Kost, a travessia da pista para os ciclistas foi simplificada e ficou mais segura. A antiga manobra exigia subir a calçada e tomar um trecho dentro do terminal, que expunha o ciclista.

As mudanças incluíram também uma intervenção no cruzamento das ruas Anne Frank e Napoleão Laureano, em frente à Rua da Cidadania do Boqueirão. Ali foi feita uma readequação que incluiu uma rampa de travessia exclusiva para bicicletas, separando-as da área da faixa de pedestres.

Cicloviária
Foto: Divulgação

As melhorias fazem parte das ações do Plano de Estrutura Cicloviária da Prefeitura, coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Implantado em novembro de 2019, o plano tem a meta de ampliar em 200 quilômetros as vias destinadas à ciclomobilidade em Curitiba.

No lançamento do plano, a cidade contava com 208 quilômetros de extensão de malha cicloviária. Nos últimos quatro anos, a estrutura implantada, em execução e projetada já soma 50,7 quilômetros.

Placas

Além de melhorias para os ciclistas, o trânsito como um todo tem novidades na Regional. A sinalização foi revitalizada com 2.814 novas placas, com película prismática – mais visível à noite sob a incidência da luz dos veículos.

Cicloviária
Foto: Divulgação
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui