A consulta pública sobre a nova concessão do transporte coletivo em Curitiba entra na reta final, com prazo encerrando na segunda-feira, 17 de novembro de 2025. Essa etapa permite que cidadãos, entidades governamentais, comunitárias e setoriais contribuam com sugestões e propostas para aprimorar o sistema antes da publicação do edital e realização do leilão. A participação amplia a transparência e fortalece o diálogo entre o poder público e a sociedade, visando um transporte coletivo mais eficiente e alinhado às necessidades da população.
O que a nova concessão do transporte coletivo prevê
A nova concessão do transporte coletivo prevê uma modernização ampla do sistema, incluindo a criação de novas rotas e o investimento em ônibus zero emissões. A implantação da integração temporal entre todas as linhas da capital busca agilizar o deslocamento e elevar a qualidade do serviço. O leilão contemplará cinco lotes: dois de BRTs, que abrangem linhas em canaletas exclusivas, e três regionais divididos entre Norte, Sul e Oeste, com contratos de operação de 15 anos.
Investimentos e melhorias na concessão do transporte coletivo
Os investimentos previstos somam R$ 3,7 bilhões ao longo do contrato. Entre as ações, destacam-se a aquisição de 245 ônibus elétricos em cinco anos e 149 ônibus a diesel modelo Euro 6 no início do contrato, além de mais 1.084 veículos ao longo do período. O projeto inclui a construção de dois eletropostos públicos nos terminais Capão Raso e Capão da Imbuia e a construção e requalificação de 16 estações-tubo. A reformulação de 30 itinerários e a criação de cinco novas linhas.
Segurança financeira e qualidade do serviço na nova concessão do transporte coletivo
A nova concessão do transporte coletivo também prevê a criação de um fundo garantidor inédito para assegurar a estabilidade financeira do projeto. Novos indicadores de qualidade do serviço entrarão em vigor para monitorar e garantir a eficiência do sistema. A transição para o novo modelo deve durar até dois anos, período em que a tarifa, atualmente em R$ 6, permanecerá sem reajustes.
Contexto atual do sistema integrado de mobilidade de Curitiba
O sistema integrado de mobilidade (Sim) de Curitiba opera com 309 linhas, 22 terminais, 330 estações-tubo e uma frota de 1.189 ônibus. Diariamente, transporta cerca de 555 mil passageiros pagantes, totalizando 6,4 milhões de viagens por mês. A nova concessão do transporte coletivo busca atender a essa demanda crescente com melhorias estruturais e tecnológicas.
A consulta pública representa uma oportunidade única para a população influenciar diretamente o futuro do transporte coletivo em Curitiba. A participação ativa contribui para um sistema mais moderno, sustentável e eficiente, alinhado às expectativas dos usuários e às metas ambientais da cidade.
