A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o Projeto de Lei nº 156/2025, que concede a Curitiba o título de Capital do Turismo Ferroviário.
A homenagem ocorre em um ano simbólico, quando a Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba completa 140 anos. Reafirmando o papel histórico da ferrovia no desenvolvimento econômico, cultural e turístico do estado.
Proposto pelo deputado Anibelli Neto, o projeto reconhece a importância da ferrovia como patrimônio histórico e motor do turismo sustentável.
A nova lei também inclui o dia 5 de fevereiro data da inauguração da ferrovia, em 1885 no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
O texto segue agora para sanção do governador Ratinho Junior.
Desde 1997, a Serra Verde Express opera o passeio turístico entre Curitiba e o Litoral. Consolidando-o como um dos mais belos trajetos de trem do mundo.
Em 28 anos de operação, mais de 4,5 milhões de passageiros já embarcaram na viagem que atravessa a Serra do Mar, percorrendo 70 quilômetros pela Mata Atlântica com 13 túneis, 30 pontes e 10 estações intermediárias.
A publicação britânica Lonely Planet e veículos como The Guardian e The Wall Street Journal destacaram o passeio curitibano entre os mais impressionantes do planeta.
Para o presidente da Serra Verde Express, Adonai Arruda, o título reforça o valor histórico e o potencial turístico de Curitiba como destino sustentável e inovador.
A nova lei abre espaço para investimentos e parcerias voltadas à preservação e modernização da infraestrutura ferroviária.
O projeto prevê mecanismos de naming rights e adoção social de espaços, com recursos revertidos à conservação do patrimônio histórico.
O reconhecimento de Curitiba como Capital do Turismo Ferroviário consolida o município como referência nacional em experiências de turismo cultural e sustentável, colocando o Paraná entre os principais destinos turísticos do Brasil.
