União garante financiamento ao projeto do novo Inter 2

Despacho do secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 16 de novembro de 2020, autoriza a garantia do Governo Federal ao financiamento de US$ 106,7 milhões para o novo Inter 2 (Projeto do Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2).

A assinatura do contrato de operação de crédito entre a Prefeitura de Curitiba e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), organismo financiador, deverá ocorrer ainda neste mês de novembro, com data a ser definida.

“Curitiba segue em frente. Cumprindo todas as exigências legais, damos andamento à inovação do transporte e às grandes obras que vão gerar empregos em nossa cidade”, afirma o prefeito Rafael Greca.

A aprovação do financiamento à Curitiba pela órgão vinculado ao Ministério da Economia se dá com base em pareceres da Secretaria do Tesouro Nacional e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que apontam que Curitiba atendeu a todas as exigências previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal e aos requisitos legais e normativos para contratação da operação de crédito com aval da União.

A contratação dos recursos por Curitiba para o projeto do novo Inter 2 já havia sido aprovada pelo Senado Federal em 2 de julho, quando a cidade também obteve o aval para os recursos do projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba.

Investimentos e empregos

Os primeiros lotes dos projetos executivos do Inter 2 já foram contratados e estão em execução. No total, o novo Inter 2 contará com US$ 133,4 milhões em investimentos, dos quais US$ 106,7 em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e US$ 26,7 milhões em contrapartidas municipais.

O empreendimento tem potencial para gerar 34,8 mil postos de trabalho na cidade, entre empregos diretos, indiretos e induzidos, ao longo dos próximos cinco anos.

O novo Inter 2 representa o início do processo de inovação do sistema de transporte público de Curitiba, com a inserção de veículos elétricos, a melhoria da infraestrutura viária e de equipamentos para o aumento da velocidade operacional e a ampliação da capacidade do Ligeirinho Inter 2 e do Interbairros II, dos atuais 155 mil transportados diariamente pelas duas linhas para 181 mil passageiros por dia.

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Hoje a Linha Direta Inter 2 transporta por dia 91 mil passageiros e o Interbairros II, 64 mil. As linhas percorrem itinerário circular de cerca de 38 quilômetros de extensão que passa por 28 bairros onde se concentram 580 mil habitantes.

O novo Inter 2 irá operar em estações modernas e intermodais (em substituição das atuais estações-tubo). As estações serão climatizadas e autossustentáveis do ponto de vista energético, sendo cada unidade equipada com placas fotovoltaicas, como prismas solares.

O protótipo do Prisma Solar do novo Inter 2 será implantado na Estação Agrárias, no bairro Cabral, em frente a Universidade Federal, centros de pesquisa e órgãos públicos. Os Termos de Referência ao projeto e implantação desta estação estão finalizados e o edital de licitação deverá ser publicado em breve.

Transporte melhor

Com as intervenções previstas, o Inter 2 deverá aumentar a capacidade de transporte para 118 mil passageiros/dia e a Linha Interbairros II para 75 mil passageiros por dia.

Além das estações modernas, climatizadas e preparadas para receber veículos de propulsão elétrica, movidos à energia renovável, estão previstas no projeto a construção e reconstrução de terminais de integração, a requalificação de 70 quilômetros de vias e a implantação de 30 quilômetros de novas faixas exclusivas aos ônibus.

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