Marginal da Linha Verde recebe obras de pavimentação

A via marginal da Linha Verde, entre as ruas Orestes Códega e João Chede e com abrangência sobre os bairros Pinheirinho e Cidade Industrial de Curitiba, está passando por obras de pavimentação desde o dia 7 de janeiro de 2021. O trabalho executado sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas alcança 1.350 metros.

Nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro de 2021, o prefeito Rafael Greca e o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, vistoriaram o andamento dos serviços que eram muito aguardados por motoristas e passageiros que costumam trafegar pela via.

“Estamos fazendo o asfalto novo nesta marginal da Linha Verde, entre o Pinheirinho e a Cidade Industrial, para tornar mais fácil e segura a vida de quem vai e volta, inclusive dos motoristas e passageiros do sistema de transporte coletivo”, apontou Rafael Greca.

A obra está sendo feita pelo processo de reciclagem, que retira a camada danificada e promove o reforço estrutural do pavimento. O asfalto antigo, então, é triturado e ao material é incorporado água, cimento e pedra, compondo uma nova base para o piso. Depois são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico.

Segundo o secretário Rodrigo Rodrigues, as obras já estão em sua fase final. “Terminaremos os serviços de pavimentação até o fim desta semana e, após o tempo de cura do asfalto novo e com dois ou três dias sem chuva, poderemos implantar a sinalização horizontal. A pintura das faixas exige clima mais seco”, explicou Rodrigues.

O trabalho na marginal da Linha Verde dá continuidade ao programa de recuperação da malha viária de Curitiba iniciado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca. Até o fim de 2020, foram realizadas 959 ações de pavimentação em 816 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos).

A extensão total de asfalto novo é de 537.174 metros. São 879 intervenções concluídas (484.201 metros) e mais 80 em andamento (52.973 metros).

  • Marginal Linha Verde
  • Marginal Linha Verde
  • Marginal Linha Verde
  • Marginal Linha Verde
  • Marginal Linha Verde
  • Marginal Linha Verde
Asfalto sobre saibro

Após vistoriar as obras na marginal da Linha Verde, Rafael Greca e Rodrigo Rodrigues seguiram para o Tatuquara, onde acompanharam a execução de serviços na Rua Francisco Sarot. A via era de saibro e já ganhou infraestrutura de drenagem, com a implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio, e agora já está recebendo a base do novo pavimento asfáltico.

“A requalificação da Rua Francisco Sarot se estende por 263 metros, no trecho entre as ruas Delegado Bruno de Almeida e Carmelo Haisi. Será o fim da poeira e da lama que tanto incomoda os moradores”, disse Rafael Greca.

A obra faz parte da terceira etapa do programa Asfalto Sobre Saibro idealizado pelo prefeito Rafael Greca e executado pela Secretaria Municipal de Obras Púbicas. Nesta fase com trabalho em pleno andamento, 74 ruas e seus 19 quilômetros serão asfaltadas e receberão sistema de drenagem.

Somente no Tatuquara, há obras sendo executadas em 14 ruas de saibro, totalizando 3.115 metros. Além da Rua Francisco Sarot, os serviços ocorrem nas ruas Jacob Boryça, Maria Christina de Araújo Costa, Lia Garbaccio, José Mulaski Gebert, Carmelo Haisi, Wacílio Zacachuka, João Batista Bettega Júnior, Hamilcar Pizzatto, Júlio Batista Pereira, José Mulaski Gebert, Adriana Ceres Zago Bueno, Desembargador Ernani Almeida de Abreu e Travessa Teodoro Jagiello.

Outras duas etapas do programa já foram executadas, atingindo 11 quilômetros de 53 ruas que servem bairros de 9 administrações regionais de Curitiba.

E, de acordo com o secretário, além das ações de asfalto sobre saibro, também encontram-se em andamento na Regional Tatuquara mais 14 ações de reciclagem de pavimento asfáltico. “Mais 7.792 metros de asfalto novo para a região, com obras que serão concluídas nos próximos dias”, concluiu Rodrigues.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.