O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o edital para a restauração e ampliação da rodovia PRC-272, que liga Mauá da Serra a Lidianópolis, no Vale do Ivaí. O trecho possui 54,81 quilômetros, iniciando no entroncamento com a BR-376 e seguindo até o entroncamento com a PRC-466. A obra prevê a restauração total da pista por meio da técnica whitetopping, que utiliza o pavimento asfáltico existente como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto.
Modernização da ligação Mauá da Serra e Lidianópolis com faixas adicionais
A modernização inclui a implantação de 31,70 quilômetros de faixas adicionais em subidas e trechos sinuosos, facilitando ultrapassagens sem causar lentidão. As faixas de tráfego terão 3,60 metros de largura, enquanto os acostamentos terão 2,50 metros em ambos os lados da rodovia. Essa ampliação visa melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança para motoristas e transportadores.
Impactos positivos para Mauá da Serra e Lidianópolis e região
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, a obra completa a ligação de rodovias inteiramente em concreto desde Guarapuava até Mauá da Serra. A duplicação de trechos, faixas adicionais e construção de viadutos transformarão o deslocamento dos moradores, o transporte de cargas e o escoamento da produção agropecuária, proporcionando mais agilidade e segurança para a região que inclui Mauá da Serra e Lidianópolis.
Infraestrutura complementar e segurança viária
O projeto prevê a construção de três viadutos: um em Faxinal, outro em Cruzmaltina e um terceiro no entroncamento com a PR-453, que dá acesso a Borrazópolis. Além disso, novas rotatórias em nível, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, paisagismo, iluminação das vias marginais, rotatórias e retornos também fazem parte da obra. Essas melhorias visam garantir maior segurança e conforto para os usuários da rodovia entre Mauá da Serra e Lidianópolis.
Etapas do projeto e prazos para a obra entre Mauá da Serra e Lidianópolis
O edital utiliza o regime de contratação integrada, que inclui a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia em até 10 meses. Após essa fase, a execução da obra terá prazo de 24 meses. A sessão de disputa está marcada para o dia 13 de março, no portal de compras do governo federal. Com isso, a expectativa é que a rodovia PRC-272 entre Mauá da Serra e Lidianópolis receba melhorias significativas em curto prazo.
