Ruas dos bairros Mercês, São Francisco e Centro vão passar a contar com novas vagas do EstaR (Estacionamento Regulamentado). Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) fizeram um período de orientação aos motoristas sobre as novas vagas. A cobrança começa na segunda-feira (13/6).
As novas vagas ficam na Rua Visconde do Rio Branco, no trecho entre Avenida Manoel Ribas e Rua Augusto Stellfeld, nos bairros Mercês e Centro; e na Alameda Princesa Izabel, entre Alameda Prudente de Moraes e Rua Visconde de Nácar, nos bairros Centro e São Francisco.
A cobrança do estacionamento nessas ruas começará a ser feita a partir de segunda-feira (13/6), quando motoristas que não ativarem os créditos para uso da vaga pelos aplicativos credenciados poderão ser multados. O tempo máximo de permanência nas vagas é de duas horas.
A Setran implantou as novas vagas atendendo às solicitações de moradores e comerciantes feitas por protocolos e pela Central 156 da Prefeitura.
Dois anos
No mês de maio, o EstaR Eletrônico completou dois anos de funcionamento em Curitiba, com um saldo positivo de 16 milhões de operações.
Para usar o serviço, o motorista precisa comprar créditos, por aplicativo de celular ou em pontos de venda físicos. O usuário se inscreve no aplicativo escolhido, coloca o número da placa, sua localização e o tempo de permanência e faz o pagamento.
O EstaR eletrônico conta com nove aplicativos homologados: Meu EstaR; Faz Digital Curitiba; El Parking; Zul EstaR Digital; EstaR Digital Zazul; Transitabile; Estacionamento Digital; Estar Digital Curitiba; e Estar Curitiba. Eles podem ser baixados nas plataformas Android e iOS.
O usuário pode escolher e fazer o download de um ou mais aplicativos, de acordo com sua preferência. Além disso, são 340 pontos comerciais e de serviços que estão habilitados também a vender créditos para quem não tem o celular disponível.
Os pontos de venda são úteis para quem não tem celular ou ficou sem bateria e não pode acessar os aplicativos naquele momento. São restaurantes, papelarias, farmácias, padarias e cafeterias.
Esse acesso aos aplicativos também pode ser feito utilizando o QR Code existente na placa de sinalização do EstaR implantadas na rua.
As opções de aplicativos disponíveis e mais informações sobre como utilizar o sistema estão disponíveis no site da Urbs.
Multa prevista no CTB
O motorista que utilizar as vagas do EstaR sem ativar os créditos pelo aplicativo fica sujeito a receber auto de infração emitido por agentes de trânsito, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é de natureza grave, com valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).