A BR-116 registrou uma série de ocorrências nesta quinta-feira, 11 de dezembro, com bloqueios, filas extensas e reflexos provocados por acidentes na região em Curitiba, Quatro Barras e São José dos Pinhais.
No km 119, em Curitiba, apoio operacional resultou na interdição da faixa esquerda no sentido Rio Grande do Sul, formando fila de 2 quilômetros. A faixa foi liberada pouco depois, com normalização do fluxo.
No Contorno Leste, em Quatro Barras, um acidente na BR-116, em Barra do Turvo, bloqueou totalmente as faixas no sentido São Paulo e provocou fila inicial de 11 quilômetros. A retenção aumentou para 16 e depois para 21 quilômetros enquanto equipes da Arteris atuavam na liberação. Horas mais tarde, todas as faixas foram liberadas, e a fila começou a diminuir gradualmente.
Mesmo após o término da ocorrência, longas filas permaneceram entre os quilômetros 71,1 da BR-116 e diversos pontos da BR-376, em São José dos Pinhais, todas no sentido São Paulo. As atualizações registraram redução progressiva do congestionamento, com trechos remanescentes entre os quilômetros 100, 91, 103, 614, 630 e 633. Em todos os pontos, a concessionária confirmou que as faixas estavam liberadas, e que a retenção ocorria apenas pela dispersão do tráfego acumulado.
A BR-116 teve forte impacto devido à gravidade do acidente na BR-116, em Barra do Turvo, e ao volume de veículos que avançou lentamente até que o fluxo voltasse a se estabilizar.
