Ônibus continuam com ocupação máxima de 70%

37
Ônibus Curitiba Ocupação
Foto: Lucília Guimarães/Secretaria Municipal de Comunicação Social
Publicidade

A Urbanização de Curitiba informou que vai analisar, até meados da próxima semana, a necessidade de eventuais ajustes na frota de ônibus de Curitiba a partir das medidas mais restritivas para impedir o avanço da Covid-19. Será mantida a ocupação máxima em 70% da capacidade de passageiros nos ônibus em todos os períodos.

“Vamos ver como vai se comportar a demanda e avaliar a necessidade de mudança nos horários das tabelas e alguma alteração de frota no período noturno, por exemplo, já que o toque de recolher agora começa às 20h”, disse o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

A frota opera com cerca de mil veículos (cerca de 80% da capacidade total e 100% nas principais linhas). Por conta da volta às aulas, em 18 de fevereiro, 19 linhas de ônibus já haviam recebido reforço e as linhas expressas passaram a funcionar com 100% da frota nos picos da manhã e do início e fim da tarde. Com a suspensão das aulas presenciais, a Urbanização de Curitiba também vai avaliar possíveis alterações.

Publicidade

O movimento de passageiros por dia no transporte coletivo está em 390 mil, ainda bem abaixo dos 754 mil passageiros diários de antes da pandemia.

O número de passageiros, no entanto, deve cair ainda mais nos próximos dias, com a suspensão das aulas, fechamento do comércio não essencial e também da ampliação do trabalho remoto por empresas e órgãos públicos.

Em março do ano passado, logo após a Prefeitura de Curitiba decretar estado de emergência em saúde e o fechamento de atividades não essenciais por conta da Covid-19, o movimento diário nos ônibus chegou a cair para 160 mil passageiros por dia.

Linha Turismo

A Urbanização de Curitiba também vai decidir sobre a possibilidade de suspensão da Linha Turismo. Por conta da adoção da bandeira laranja pela Prefeitura de Curitiba, a linha já não vai operar no próximo domingo, dia 28 de fevereiro, já que os parques estarão fechados.

Com a mudança, o usuário precisa ficar atento porque o cartão de embarque, que tem validade de 24 horas, adquirido neste sábado, dia 27 de fevereiro, só poderá ser usado no mesmo dia, já que a linha não vai operar no domingo.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui