Durante a tarde de segunda-feira, 28 de abril, o prefeito Eduardo Pimentel entregou 45 novos ônibus no SmartPark do Jardim Botânico, em Curitiba. Os veículos passam a operar em 13 linhas do sistema de transporte coletivo, como Colombo – CIC, Inter 2 e Atuba – Pinheirinho.
Frota de Curitiba chega a 147 ônibus entregues em 2024
Com essa etapa, Curitiba alcançou 147 novos veículos entregues só em 2024. Até maio, a meta é chegar a 202 unidades. Os veículos possuem tecnologia Euro 6, a mais limpa na categoria diesel, e devem reduzir em cerca de 1.850 toneladas as emissões de CO2e por ano.
- Leia também: Medidas contra rabeira nos ônibus em Curitiba
Ônibus contam com recursos de segurança e acessibilidade
Entre os itens, os novos ônibus trazem tomadas USB, câmeras ligadas à Muralha Digital, sinalização sonora e visual, espaços para cadeirantes, iluminação interna em LED e placas eletrônicas laterais.
Segundo a Urbs, os ônibus articulados da linha Atuba – Pinheirinho vão reduzir o intervalo de espera de 8 para 5 minutos.

Renovação da frota fortalece a mobilidade urbana
O pacote atual faz parte da renovação da frota iniciada em 2017. Desde então, Curitiba adquiriu 735 novos veículos, o que representa 62,45% de renovação da frota operante, atualmente com 1.177 veículos em circulação.
Curitiba investe também em ônibus elétricos
Além dos modelos a diesel, a Prefeitura já colocou em operação sete ônibus elétricos nas linhas Interbairros I e Água Verde. A expectativa é receber mais 54 unidades até 2025, com recursos do BNDES, elevando a frota sustentável de Curitiba.
- Leia também: Linha 525 Hauer – Capão Raso começa a operar
Transporte é prioridade da gestão municipal
Para o prefeito, investir em ônibus é melhorar a mobilidade em Curitiba. “Queremos transporte eficiente, seguro e com tarifa justa. Com mais ônibus, Curitiba avança na oferta de um serviço público de qualidade para todos”, afirmou.

