Sinergia do BIM com o aerolevantamento na Ponte de Guaratuba

A Ponte de Guaratuba, projeto aguardado há mais de meio século pelos paranaenses, conectará os municípios de Guaratuba e Matinhos, no Litoral do Paraná. A obra prevê a construção de uma ponte estaiada sobre o mar e seus acessos urbanos, apresentando desafios complexos de engenharia relacionados a condições estruturais, climáticas, efeitos de maré e interferências urbanas, além de uma alta sensibilidade ambiental. Uma das particularidades desta obra consiste na presença de uma linha de transmissão de 138kV que cruza a baía, passando pela área de construção da ponte estaiada, próximo ao mastro central. Para verificar as interferências e identificar a solução mais segura e eficiente para a execução da obra, o Consórcio Construtor optou por realizar o aerolevantamento topográfico da região em conjunto com os modelos tridimensionais.

Uso de drones e BIM para superar limitações técnicas

O projeto iniciou-se com a identificação de dois problemas. O primeiro consistiu na limitação do levantamento topográfico com estações totais em balsas, sendo utilizados drones de alta precisão para capturar imagens e dados geoespaciais. Essa abordagem, voltada a superar as limitações dos métodos tradicionais, reduziu os riscos de imprecisão causados pelo movimento das ondas, ventos e marés nas balsas. Também aumentou a velocidade de execução do serviço, a segurança do processo e proporcionou maior confiabilidade nos resultados.

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  • Em um segundo momento, identificou a dificuldade no levantamento das linhas de transmissão. A estação total, mesmo sendo de última geração, não conseguia detectar os cabos, por estes serem de pequeno diâmetro e por estarem em constante movimento, além de não ser possível a visualização espacial e tridimensional, algo que dificultava a verificação de possíveis interferências. Para mitigar esses riscos, o projeto executivo foi desenvolvido utilizando o BIM, seguindo um Plano de Execução BIM (BEP) elaborado em colaboração com o cliente.

    Após o tratamento dos dados, a equipe integrou o aerolevantamento ao modelo BIM. Esse processo possibilitou a visualização e a identificação de potenciais interferências, principalmente com a linha de transmissão. A equipe de engenharia realizou a compatibilização da linha existente com o projeto da ponte, garantindo uma análise completa e precisa.

    Integração de equipes, resultados alcançados e lições para a engenharia

    O fluxo de informações para a elaboração do modelo BIM foi estruturado para assegurar a compatibilidade e integração dos dados produzidos pelas diferentes equipes envolvidas. Ao todo eram quatro empresas responsáveis pela modelagem dos elementos estruturais da ponte, desenvolvimento do projeto de acessos e realização da compatibilização dos modelos. Destaca-se o papel do topógrafo, familiarizado com as ferramentas BIM, na integração dos dados de aerolevantamento ao modelo 3D. Ele também foi essencial no levantamento, nas análises e na definição das soluções de engenharia.

    Um dos principais desafios identificados foi a natureza “fast track”, isto é, o projeto e a execução ocorrem simultaneamente. Essa situação pode resultar na identificação tardia de interferências, o que dificulta o processo de tomada de decisão. Isso porque o tempo necessário para o desenvolvimento do modelo BIM é relativamente longo, se comparado à urgência das respostas para ajustes no projeto.

    A utilização do BIM e do aerolevantamento com drones mostrou-se uma metodologia eficaz para o projeto da Ponte de Guaratuba. A integração do modelo BIM com os dados precisos obtidos pelos drones permitiu uma análise abrangente das interferências, otimizando o projeto e minimizando riscos durante a construção. A visualização tridimensional e a capacidade de simulação proporcionadas pelo BIM facilitaram a comunicação e colaboração entre as equipes, agilizando a tomada de decisões e a resolução de conflitos.

    Os resultados positivos dessa abordagem incluem a redução significativa de custos e prazos, melhoria na segurança dos trabalhadores e maior precisão dos dados. A diminuição de 74% nos custos e 77% no tempo de levantamento topográfico, juntamente com a eliminação da necessidade de acesso a áreas de risco, demonstra a eficiência da metodologia. Esses resultados evidenciam o quanto a técnica é vantajosa para projetos de engenharia. Esses resultados evidenciam também os benefícios concretos que ela traz para os projetos.

    Inovação que estimula o futuro da engenharia no Brasil

    O sucesso da aplicação do BIM e do aerolevantamento na Ponte de Guaratuba reforça o potencial dessas tecnologias para projetos de infraestrutura complexos. Isso incentiva a adoção de práticas inovadoras na engenharia nacional.

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