A Urbanização de Curitiba prorrogou até 30 de setembro a suspensão da apresentação da prova de vida dos passageiros com mais de 65 anos que usam o cartão idoso. O prazo, que já havia sido prorrogado até o fim de agosto, foi estendido por conta da pandemia de Covid-19.
A medida vale também para deficientes e pessoas com patologias crônicas que possuem cartão isento. A revalidação fica restabelecida a partir de 1º de outubro.
“Assim evitamos que os idosos, que são grupo de risco para a pandemia, assim como pessoas com deficiência, tenham que se deslocar para renovar a validade do cartão. Em um momento em que é necessário o isolamento social para evitar a propagação do vírus, prorrogamos o prazo para esse grupo”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.
O cartão isento tem validade de um ano. Aqueles que venceriam nesse período, portanto, terão a validade estendida até fim de setembro sem a necessidade de reapresentação de documentos.
Atualmente são 165,6 mil cartões de idosos no transporte coletivo de Curitiba. Por dia, são cerca de 18,3 mil passageiros com mais de 65 anos no sistema. Passageiros com necessidades especiais são cerca de 5,1 mil por dia e são 15,2 mil cartões isentos ativos.
Horário
Por conta da pandemia, a Urbanização de Curitiba também vai manter o atendimento ao público das 11h às 17h de segunda a sexta-feira até 31 de agosto. O horário vale para a sede da Urbanização de Curitiba, na Rodoviária, e também para as unidades nas Ruas da Cidadania.
O serviço administrativo poderá ser feito em dois turnos, das 9h às 15h e das 11h às 17h, para reduzir o contato entre os funcionários no ambiente de trabalho e evitar que os empregados da empresa tenham que se deslocar em horário de pico do transporte coletivo.
A Urbanização de Curitiba também prorrogou até 31 de agosto a necessidade de agendamento prévio para atendimento presencial referente ao cartão-transporte. A medida é para evitar filas e aglomerações. O agendamento pode ser feito no site da Urbanização de Curitiba.