Todos os proprietários de veículos que receberem uma autuação de trânsito emitida por agentes ou guardas municipais na cidade podem protocolar pela internet a indicação de condutor e, também, apresentar recurso.
A facilidade proposta pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito agora foi ampliada para empresas (pessoas jurídicas) e para motoristas de outros estados. “Com essa inclusão, 100% dos condutores podem resolver suas pendências com a autoridade municipal de trânsito pela internet, de forma segura e sem filas”, afirma o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
Desta forma, pessoas e empresas, inclusive de outros estados, podem recorrer ao site da Superintendência de Trânsito para os trâmites necessários e envio digital de indicação de condutor, processos de defesa de autuação e recursos à Junta Administrativa de Recursos de Infração e ao Conselho Estadual de Trânsito.
“A Superintendência de Trânsito continua na linha mestra do prefeito Rafael Greca, cuja premissa é o foco nos anseios e conforto dos cidadãos”, pontua o secretário.
“Após o envio, o sistema inteligente trata digitalmente todo o ciclo de vida dos processos, com medidas de segurança, evitando fraude e sendo, ainda, auditável em todas as fases de operação”, acrescenta Guilherme Rangel.
Consultas
Outra melhoria ao usuário é que, a partir de agora, é possível fazer a consulta digital dos processos de multa e pareceres dos recursos digitais. O cidadão também pode anexar documentos complementares para processos dentro do prazo e ainda não julgados.
“A oferta desses serviços foi possível após um desenvolvimento das funcionalidades em uma parceria com o Governo do Estado do Paraná, via Departamento Estadual de Trânsito do Paraná e Celepar”, conta a superintendente de Trânsito, Rosângela Batistella.
Modernização
Os serviços online disponíveis pela Superintendência de Trânsito começaram a ser ofertados pela atual administração municipal e foram aumentando gradativamente.
O envio de recursos de multas de maneira eletrônica está disponível desde novembro de 2018. A indicação de condutor (pessoa física) para multa foi acrescentada ao rol de serviços no ano passado.
Confira abaixo os links diretos para cada serviço:
– Indicação de condutor
– Defesa de autuação
– Recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari)
– Recurso ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran)
– Solicitação de processo digital
– Inserção de documentos adicionais