Técnicos da Prefeitura de Curitiba e do BID discutem construção de plataforma de mobilidade

Além da infraestrutura e a matriz energética do transporte coletivo, a mobilidade sustentável passa pela tecnologia na mão do usuário. Com essa premissa, alinhada ao plano de governo do prefeito Rafael Greca de aprimorar a qualidade do serviço público, técnicos do município e instituições convidadas participaram de um workshop de inovação, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta terça-feira (4/10). O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) participa da cooperação técnica e é um dos financiadores do projeto.

O encontro definiu o escopo da ferramenta e, também, a modelagem de contratação de um desenvolvedor para elaborar a plataforma de transporte, no conceito mobilidade como serviço (ou MaaS, sigla em inglês para Mobility as a Service). O desafio é trazer para dentro da administração municipal, com todas as regras de compras públicas, um formato eficiente de contratação de tecnologia que atenda às necessidades do usuário e do gestor.

Durante o dia, foram debatidas todas as questões que envolvem o problema, de oferecer para o usuário o melhor gerenciamento do seu deslocamento na cidade. O próximo passo é colocar o desafio para o mercado dar as respostas.

Funcionalidades

A plataforma de mobilidade deve reunir diversos serviços para melhorar a jornada do usuário. Horários de ônibus, itinerários, integração com diferentes modais, meios de pagamento são algumas das funcionalidades essenciais da ferramenta. “O banco de dados dessa plataforma também será um subsídio para o desenho de políticas públicas e desenvolvimento urbano”, avalia a arquiteta e urbanista Ana Cristina Zornig Jayme, assessora de investimentos do Ippuc.

A previsão é contratar o projeto piloto de MaaS para Curitiba no primeiro semestre de 2023. Com mais esse atrativo no transporte coletivo, a cidade quer ampliar cada vez mais o número de usuários do sistema.

“O conjunto de melhorias que estamos implementando – desde a infraestrutura, com as adequações nas linhas do Inter 2 e BRT Leste-Oeste, aliada aos estudos e testes da eletromobilidade da frota – trarão ainda mais qualidade para nossa mobilidade”, diz o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

Além do Ippuc e do BID, participaram do workshop técnicos da Urbanização de Curitiba (Urbs), Procuradoria-Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal de Finanças (SMF), Agência Curitiba, Superintendência de Trânsito (Setran), Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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