Curitiba registra temperatura máxima mais baixa desde 1997

Curitiba registrou nesta quarta-feira, 2 de julho de 2025, a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997. A capital amanheceu com 5,4°C, e a temperatura máxima não passou de 6,9°C. Outras cidades na região também marcaram a menor temperatura máxima do ano. Na terça-feira (1º), três cidades registraram 9,7°C em Ponta Grossa, 11,9°C em Telêmaco Borba, e 13,3°C em Paranaguá. Nesta quarta-feira, diversas localidades como Pinhais (7,3°C), Fazenda Rio Grande (6,5°C), e União da Vitória (9,6°C) também tiveram temperaturas baixas.

Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar, destacou que a temperatura máxima mais baixa da série histórica do Simepar ocorreu em 23 de julho de 2013, quando foram registrados 5,6°C. Na ocasião, Curitiba teve chuva congelada e alguns flocos de neve. Na quarta-feira, 2 de julho, a atmosfera estava favorável para presença de precipitação invernal, mas a falta de resfriamento impediu isso.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Curitiba no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram e YouTube
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • As condições climáticas atuais resultam de uma massa de ar frio atuando sobre o estado. Nas áreas com céu coberto, a temperatura teve pouca elevação durante o dia, fazendo com que as tardes apresentassem temperaturas muito frias. A previsão para os próximos dias aponta uma elevação gradual das temperaturas máximas em todo o estado, embora as mínimas continuarão baixas, especialmente no sul do Paraná.

    Dados do Simepar indicam que a estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas, três radares e sensores de descargas atmosféricas permite monitorar situações extremas e facilitar ações em resposta a desastres naturais. Para conferir detalhes sobre o tempo nos 399 municípios paranaenses, acesse o site do Simepar. O site atualiza a previsão duas vezes ao dia e informa dados como chuva, temperaturas, umidade e vento.

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário