Trânsito fica mais seguro e Tatuquara ganha mais mobilidade

O mais novo binário de trânsito da cidade já está em funcionamento. Com sentidos únicos opostos em duas vias paralelas – as ruas Lucas de Carvalho e Iracema Gonsalves de Carvalho – o binário do Campo de Santana começou a operar na tarde desta quinta-feira, dia 14 de janeiro de 2021, com orientação aos motoristas feita por agentes de trânsito e guardas municipais.

Compreendendo uma extensão de 1.250 metros em cada sentido, o binário do Campo de Santana abrange o trecho entre o Parque Linear do Rio Barigui (Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho) e a rotatória Rio Bonito. A partir de agora, a Rua Lucas Carvalho tem sentido único da rotatória em direção ao parque. Já pela Rua Iracema Gonsalves Carvalho é possível seguir somente em direção à rotatória.

“Na grande cidade que é Curitiba, é com alegria que nós implantamos o primeiro binário deste ano na Regional Tatuquara. Também estamos fazendo 15 ruas de asfalto sobre saibro, estamos fazendo ciclofaixas e o que mais pudermos, mais faremos. O Tatuquara é parte do coração do prefeito e parte de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca em vistoria realizada no trecho com a mudança de trânsito.

  • Binário

Nesses primeiros dias da alteração, agentes de trânsito continuarão acompanhando o comportamento dos motoristas para fazer as devidas orientações.

Ainda no Campo de Santana, o prefeito ressaltou a importância do dia, quando foi possível anunciar o início da vacinação contra Covid-19, que ocorrerá nos próximos dias.

“Também é um dia glorioso em que nós pudemos anunciar o início da vacinação contra a covid-19, que se dará a partir de quarta-feira, dia 20 de janeiro, às 10h. O tempo da cura está chegando, tenham um pouco de paciência que tudo será superado, a pandemia vai passar e nossa grande cidade será o endereço de novo da alegria, da prosperidade e da felicidade”, reforçou Rafael Greca aos moradores e comerciantes do Campo de Santana.

Mudança no bairro inclui melhorias a ciclistas

Desde o início da manhã desta quinta-feira, dia 14 de janeiro, equipes técnicas da Superintendência de Trânsito organizaram as mudanças necessárias na sinalização viária, supervisionando a troca de placas e a nova pintura no pavimento, que também foi revitalizado em trabalho sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. O início da operação do binário foi às 15h.

Para complementar o projeto de intervenções viárias, o bairro está ganhando ciclofaixas, que deixam o deslocamento mais seguro a quem se desloca de bicicleta. As ciclofaixas estendem-se para além do binário e os trabalhos desta execução terão continuidade nos próximos dias.

São 3,5 quilômetros novos voltados aos ciclistas, em projeto previsto dentro do Plano de Estrutura Cicloviária da Prefeitura de Curitiba.

As ciclofaixas farão a ligação com a estrutura cicloviária sobre a calçada já existente na Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, que ladeia o Parque Linear do Rio Barigui. Pelo binário, as ciclofaixas unidirecionais serão implantadas nas duas vias, no mesmo sentido dos carros, rentes ao canteiro e separadas dos demais veículos por tachões na pista.

Depois do binário (e da rotatória), a nova estrutura cicloviária continuará pela Rua Lucas de Carvalho até a Estrada Delegado Bruno de Almeida, trecho de mais um quilômetro onde haverá uma ciclofaixa bidirecional.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

One thought on “Trânsito fica mais seguro e Tatuquara ganha mais mobilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.