O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou a importância da retirada do trem de carga que passa pela região central da cidade. A preocupação aumentou após um acidente envolvendo um ônibus biarticulado e um trem da Rumo na avenida Paraná, no bairro Cabral, que deixou 11 pessoas feridas. Nove delas receberam atendimento hospitalar, com ferimentos leves.
Diálogo com o governo federal sobre o trem
Na manhã do dia 23 de julho de 2025, Pimentel conversou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para reforçar a necessidade de remover os trilhos de trem de carga que cortam Curitiba. Essa reivindicação não surgiu recentemente; o prefeito já havia ido a Brasília neste ano para solicitar ao Governo Federal essa medida. A atual concessão do transporte ferroviário no Paraná vai até 2027, e o prefeito tem atuado intensamente para que Curitiba seja ouvida nesse processo.
Reunião com a Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários
Em 8 de abril, o prefeito e o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Maia Neto, se reuniram com Maryane Figueiredo, diretora de Projetos e Obras da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF). No encontro, solicitaram que o órgão pressione a empresa responsável pelo transporte ferroviário no Paraná para retirar as linhas férreas de carga da região central da capital.
Impactos do trem na mobilidade urbana e reivindicações adicionais
Além da retirada dos trilhos de trem, Pimentel tem apresentado outras demandas ao governo federal relacionadas à mobilidade urbana. Entre elas, destaca a necessidade de subsídios para o transporte gratuito dos idosos em Curitiba. Atualmente, pessoas com mais de 65 anos podem viajar sem pagar passagem nos ônibus municipais, desde que estejam cadastradas na Urbs e possuam o cartão-transporte.
Subsídios para transporte gratuito e orçamento municipal
O município destinou R$ 60 milhões em 2024 para custear a gratuidade do transporte para idosos. Existe previsão legal para que o governo federal repasse recursos aos estados e municípios para cobrir esses custos, o que reforça a importância do apoio federal para a mobilidade urbana em Curitiba.
O trem e o futuro da infraestrutura ferroviária em Curitiba
A discussão sobre o trem na região central envolve a renovação antecipada da concessão federal, prevista para 2027. A retirada dos trilhos de carga visa melhorar a segurança e a qualidade de vida dos moradores, além de evitar acidentes como o ocorrido no Cabral. O prefeito Eduardo Pimentel mantém firme a atuação para que essa mudança aconteça, buscando diálogo constante com o governo federal e órgãos responsáveis.
Conclusão
O trem que atravessa a região central de Curitiba representa um desafio para a segurança e mobilidade urbana. O prefeito Eduardo Pimentel intensifica esforços para que o governo federal retire os trilhos de carga da cidade, especialmente após o recente acidente no Cabral. Além disso, ele busca apoio para garantir subsídios ao transporte gratuito dos idosos, reforçando o compromisso com a melhoria do transporte público e a segurança dos curitibanos.