De acordo com a Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), as vendas de bicicletas no Brasil tiveram uma queda de 35% em 2022 em comparação com 2021.
Isso foi observado através do monitoramento realizado pela entidade com lojistas de todo o país e também através da análise de dados de importação de bicicletas e componentes no país.
A queda foi sentida principalmente nas bicicletas de entrada, com valores entre R$ 800 e R$ 2.000, mas também houve uma retração nas vendas de bicicletas de valor elevado, incluindo as importadas.
Os principais responsáveis pela redução nas vendas são a saturação do mercado com bicicletas usadas adquiridas durante a pandemia, a queda do consumo familiar devido à atual crise econômica e a elevação da taxa SELIC para conter a inflação.
Apesar da queda, o mercado de bicicletas mantém patamar de vendas próximo ao apresentado em 2018 e 2019, antes da pandemia.
Estimativas de vendas no comércio varejista de bicicletas*
- 2018: 4 a 4,5 milhões de unidades
- 2019: 4 a 4,5 milhões de unidades
- 2020: 6 milhões de unidades
- 2021: 5,8 milhões de unidades
- 2022: 3,77 milhões de unidades
* Baseado no monitoramento da Aliança Bike com lojistas e nos dados de produção, montagem e importação de bicicletas e componentes. A estimativa contempla bicicletas novas e usadas.