2022 traz queda na venda de bicicletas: 35% menos em comparação com 2021

De acordo com a Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), as vendas de bicicletas no Brasil tiveram uma queda de 35% em 2022 em comparação com 2021.

Isso foi observado através do monitoramento realizado pela entidade com lojistas de todo o país e também através da análise de dados de importação de bicicletas e componentes no país.

A queda foi sentida principalmente nas bicicletas de entrada, com valores entre R$ 800 e R$ 2.000, mas também houve uma retração nas vendas de bicicletas de valor elevado, incluindo as importadas.

Os principais responsáveis pela redução nas vendas são a saturação do mercado com bicicletas usadas adquiridas durante a pandemia, a queda do consumo familiar devido à atual crise econômica e a elevação da taxa SELIC para conter a inflação.

Apesar da queda, o mercado de bicicletas mantém patamar de vendas próximo ao apresentado em 2018 e 2019, antes da pandemia.

Estimativas de vendas no comércio varejista de bicicletas*

  • 2018: 4 a 4,5 milhões de unidades
  • 2019: 4 a 4,5 milhões de unidades
  • 2020: 6 milhões de unidades
  • 2021: 5,8 milhões de unidades
  • 2022: 3,77 milhões de unidades

* Baseado no monitoramento da Aliança Bike com lojistas e nos dados de produção, montagem e importação de bicicletas e componentes. A estimativa contempla bicicletas novas e usadas.

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