Via lenta da Avenida República Argentina terá bloqueio de trânsito

Intervenção será necessária para a construção da pista compartilhada local na estação-tubo Carlos Dietzch, uma das 26 paradas de ônibus

900
Via Lenta
Foto: Divulgação/Setran
Publicidade

A partir desta segunda-feira, dia 10 de janeiro de 2022, a via lenta da Avenida República Argentina, sentido Centro, entre as ruas Maranhão e Engenheiro Niepce da Silva, no Portão, será totalmente bloqueada para o trânsito de veículos por 30 dias.

A interrupção será necessária para a construção da pista compartilhada local na estação-tubo Carlos Dietzch, uma das 26 paradas de ônibus que estão sendo requalificadas para permitir a extensão do itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul), entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.

Durante as obras, os motoristas devem acessar a Rua Augusto de Mari, para chegar à via rápida sentido Centro. Na Rua Maranhão haverá bloqueio parcial para impedir o acesso à República Argentina na quadra bloqueada.

Publicidade

Viagem mais rápida

A requalificação nas estações-tubo inclui o desalinhamento, remodelação das paradas e alargamento da via para permitir a ultrapassagem de ônibus. A melhoria implicará em redução do tempo de viagem. Após a conclusão de toda a intervenção, que acontece em um trecho de 7 quilômetros, entre a Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho, o tempo de viagem que hoje é de 66 minutos será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbanização de Curitiba, empresa responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo da capital paranaense.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Além do desalinhamento das estações-tubo, os serviços para extensão do Ligeirão Norte-Sul incluem a parte de pavimentação das pistas lentas – além da canaleta exclusiva dos ônibus – e implantação de novo calçamento, novo sistema de iluminação e paisagismo e implantação de faixa compartilhada para ciclistas.

Os trechos não alcançados pelas intervenções de requalificação das estações-tubo foram contemplados com a requalificação do asfalto. São 5.103 metros de novo asfalto já executados em diferentes pontos da Avenida República Argentina.

A obra está sendo feita em lotes e 12 estações-tubo já foram remodeladas e colocadas novamente em operação: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Hospital do Trabalhador e Silva Jardim, todas nos dois sentidos da via.

  • Via Lenta

MOBILIDADE CURITIBA

Siga o Mobilidade Curitiba no Twitter e Instagram e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui