Passageiros da linha Antonina – Guaraqueçaba reclamam das condições precárias dos ônibus

1359
Antonina Guaraqueçaba
Foto: Matheus Geyger de Melo/Ônibus Brasil
Publicidade

Nesta semana foi destaque nos principais sites e telejornais, as condições precárias dos ônibus metropolitanos que ligam as cidades de Antonina e Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná.

Os passageiros da linha Antonina – Guaraqueçaba, operada pela Viação Graciosa, reclamam das condições precárias dos veículos e da falta de manutenção.

Os passageiros também reclamam da redução do número de viagens, antes a linha circulava de segunda a sexta, agora circula somente às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois horários (pela manhã e tarde) em cada sentido.

Publicidade

A Viação Graciosa disse à RPC que reconhece que a linha é deficitária e protocolou junto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) um pedido (Aviso 006/2022) de desistência de operação da linha, para que seja feito um chamamento público, para que outras empresas interessadas operem a linha no trecho entre as duas cidades.

O DER/PR disse à RPC que há um número baixo de passageiros na linha. A linha percorre cerca de 100 quilômetros (pelas rodovias PR-405, PR-340 e PR-408), sendo que o trecho pela PR-405 não tem revestimento primário. O tempo médio de percurso é de 3h30.

O órgão disse que o pedido de desistência da linha solicitado pela Viação Graciosa, já foi publicado no Diário Oficial, convocando outras empresas do setor com interesse em assumir a operação da linha. Até a conclusão do processo, a Viação Graciosa segue operando a linha.

O Aviso 006/2022 foi publicado pelo DER/PR em 10 de fevereiro de 2022. Leia abaixo na íntegra:

“O DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM, nos termos do inciso I do artigo 86 do Decreto Estadual 1821/2000 e alínea B, item 2 da Deliberação 287/2005, CONVOCA, empresas devidamente REGISTRADAS no órgão, para executar em CARÁTER PROVISÓRIO e até NOVA LICITAÇÃO, a ligação ANTONINA – GUARAQUEÇABA, via: PR-340 e PR-405, com aproximadamente 100 km, com veículos tipo ônibus ou micro-ônibus padrão rodoviário, horários e preços determinados pelo DER. Esclarece que a ligação era atendida pela empresa REG 0111 VIAÇÃO GRACIOSA LTDA, que pelo protocolo 18.597.212-7, solicitou A PARALISAÇÃO DA ÚNICA LINHA QUE ATENDIA A LIGAÇÃO, e, que em havendo mais de uma interessada, a escolha da requisitada, se dará através da análise dos requisitos exigidos pelo DER e da capacidade técnica operacional mais adequada. Durante o prazo de 15 (quinze) dias a contar da data da publicação, serão recebidas pela CTRC/DOP/DER, através do E-mail: [email protected], as manifestações relativas.”

A linha atualmente opera às segundas, quartas e sextas-feiras:

  • Manhã: Saída de Antonina, às 9h10, chegada em Guaraqueçaba, às 12h40;
  • Manhã: Saída de Guaraqueçaba, às 6h45, chegada em Antonina, às 10h15.
  • Tarde: Saída de Antonina, às 17h30 e chegada em Guaraqueçaba, às 21h;
  • Tarde: Saída de Guaraqueçaba, às 16h30 e chegada em Antonina, às 20h.

Se você é morador de Guaraqueçaba ou Antonina e utiliza esta linha metropolitana, nos relate como está sendo a viagem. Deixe seu comentário abaixo ou envie mensagem para o nosso Whatsapp (41) 99224-3590 ou e-mail [email protected].

MOBILIDADE CURITIBA

Siga o Mobilidade Curitiba no Twitter e Instagram e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui