Áreas de espera para bicicleta são implantadas na Avenida Marechal Floriano Peixoto

A Avenida Marechal Floriano Peixoto está mais segura para os ciclistas, na Regional Boqueirão. Nos trechos em que a via já tem ciclofaixa, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito iniciou, neste mês de agosto, melhorias para tornar as viagens sobre duas rodas mais tranquilas.

Entre as medidas, já foram implantadas em três áreas de espera para bicicleta, as “bicicaixas”, em cruzamentos com semáforos.

Essas áreas são faixas perpendiculares à via, posicionadas entre a faixa de pedestres e o ponto de espera dos veículos motorizados. São locais exclusivos para os ciclistas se posicionarem enquanto o semáforo está fechado para a travessia.

“Esses áreas dão melhores condições de visibilidade aos motoristas sobre a posição dos ciclistas”, explica o arquiteto urbanista da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Gustavo Garrett.

“Nas bicicaixas, os ciclistas também podem fazer a travessia para seguir na ciclofaixa com tranquilidade e segurança”, acrescenta o arquiteto.

Avenida Marechal Floriano Peixoto Bicicleta
Foto: Luiz Costa/Secretaria Municipal de Comunicação Social
Locais das bici-caixas

As novas áreas foram instaladas nos cruzamentos da Avenida Marechal Floriano Peixoto com as rua Doutor Júlio César Ribeiro de Souza (no Hauer), Rua Antônio Sprada (no Boqueirão) e Rua Desembargador Antônio de Paula (no Boqueirão).

Esse modelo é o mesmo já existente nos cruzamentos semaforizados das vias compartilhadas das avenidas Sete de Setembro, João Gualberto e Paraná.

Bicicaixa para bicicletas
Foto: Luiz Costa/Secretaria Municipal de Comunicação Social
Tachões

Nos próximos meses será realizada a manutenção da sinalização de todos os cruzamentos rodocicloviários da Avenida Marechal Floriano Peixoto, num total de 7 quilômetros dos 12,5 quilômetros de extensão da avenida.

O trecho entre a Praça do Carmo e a Rua Waldemar Loureiro Campos já recebeu a implantação de 40 tachões, que reforçam o limite entre a área de trânsito dos ciclistas e dos automóveis.

Mais mudanças

Para outubro, uma readequação das faixas será feita na esquina com a Rua Coronel Antônio Ricardo dos Santos, no Hauer, criando uma ciclofaixa de mão dupla e um ponto de travessia mais seguro. Atualmente, o local tem duas ciclofaixas de mão única, que acompanham o fluxo dos veículos.

“Verificamos que ali é uma travessia muito insegura para quem pedala e, a pedido da população, vamos fazer adaptações no trecho”, destacou Gustavo Garret.

O resultado da mudança vai liberar algumas vagas de estacionamento no trecho, beneficiando também moradores e o comércio da quadra.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.