A partir de terça-feira (4/10), a Avenida República Argentina, no Novo Mundo, passará a ter bloqueio total no trecho entre as ruas Itajubá e João Palomeque, no sentido Bairro. A alteração será implantada pela Superintendência de Trânsito (Setran) para a nova etapa das obras de extensão do itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul), entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.
A interrupção da passagem para motoristas deve ocorrer por um período de aproximadamente 45 dias. Agentes da Setran estarão no local nos próximos dias para orientar os motoristas.
Com a mudança neste trecho, quem vai pela Avenida República Argentina no sentido bairro precisará virar à direita na Rua Itajubá e seguir até a Isaac Guelman, onde deverá virar à esquerda na Rua Salomão Guelmann, que dará acesso novamente à República Argentina.
Já no sentido Centro, o trânsito pela Avenida República Argentina segue sem interrupções.
Estação Itajubá
O trecho no entorno da Estação Itajubá, entre o Terminal Portão e o Hospital do Trabalhador, passa por uma por ampla requalificação que inclui o alargamento da canaleta do transporte coletivo, para permitir a ultrapassagem de ônibus, implantação de novas calçadas amplas, acessíveis e que privilegiam a locomoção dos pedestres, com áreas compartilhadas (marcadas por pisos com padrões de diferentes texturas e tamanhos), novo sistema de iluminação e paisagismo.
Na canaleta exclusiva do ônibus, no entorno da estação, está sendo implantado 180 metros de novo pavimento em concreto em frente aos pontos de parada dos coletivos e, nestes locais, a via será alargada em sete metros. Para que a expansão da canaleta seja possível, a via lenta, por onde circulam os veículos, receberá novo traçado.
A obra para a expansão do Ligeirão Norte-Sul está sendo feita em lotes e 14 estações-tubo já foram remodeladas e colocadas novamente em operação: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Hospital do Trabalhador e Silva Jardim e Vital Brasil, todas nos dois sentidos da via. Na estação-tubo Carlos Dietzsch as obras estão em andamento.
“A execução das intervenções acontece de forma escalonada para não prejudicar os passageiros. Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Após a conclusão de toda a intervenção, que acontece em um trecho de 7 quilômetros entre a Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho, o tempo de viagem, que hoje é de 66 minutos, será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbs.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).