Especialistas do BID conhecem Rede de Transporte Integrada de Curitiba

Curitiba foi destaque na visita de técnicos e especialistas em transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) durante o encontro anual TSP Week, que ocorre até sexta-feira (17/5). Na quarta-feira (15/5), 70 especialistas conheceram importantes equipamentos da Rede de Transporte Integrada de Curitiba (RIT), incluindo o Hipervisor Curitiba, a nova Estação Prisma Solar Agrárias e as canaletas exclusivas para ônibus. Além disso, puderam observar a cidade da Torre Panorâmica, apreciando o planejamento urbano exemplar da capital paranaense.

A visita também destacou a infraestrutura e a sustentabilidade do transporte público de Curitiba, que planeja ter uma frota de ônibus 100% elétrica até 2050. A chefe da divisão de transporte do BID, Ana María Pinto, elogiou a cidade por seu planejamento urbano e pela qualidade do transporte público. Outro especialista do BID, Raul Molina, afirmou que Curitiba é um exemplo de sucesso em mobilidade urbana e que os investimentos do BID têm sido bem aproveitados.

Os especialistas visitaram o Hipervisor Curitiba, uma ferramenta inovadora para planejamento e gestão urbana, coordenada por 23 técnicos, que integra diversas áreas da administração pública, facilitando a divulgação de informações e a gestão de riscos. Inaugurada em fevereiro deste ano, a estrutura está instalada no Palácio da Inovação.

Paralelamente, Curitiba sediou o Seminário Regional sobre Mobilidade Sustentável: Eletromobilidade e Transporte Público, reunindo 135 pessoas da América Latina e do Caribe para discutir eletromobilidade, infraestrutura de recarga e melhores práticas. O prefeito Rafael Greca destacou a importância de um transporte coletivo sustentável e integrado com a região metropolitana, apresentando as soluções inovadoras de Curitiba aos especialistas presentes.

Deixe um comentário