O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) está colaborando com Curitiba na modelagem da nova concessão de serviços de Mobilidade e Transporte programada para 2025. Em uma reunião realizada no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), uma equipe operacional do banco discutiu a estratégia de trabalho com os técnicos municipais e apresentou um cronograma de ações.
O processo envolverá várias etapas, incluindo estudos, diagnóstico detalhado do sistema de transporte público, apresentação de cenários para a reestruturação do transporte e a criação de um modelo que leve em consideração as metas de descarbonização estabelecidas no Plano de Ação Climática de Curitiba (PlanClima).
O presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, destacou a importância de estruturar um novo sistema de mobilidade sustentável, de baixo custo e com qualidade, conforme compromisso do prefeito Rafael Greca. O objetivo é envolver o BNDES na modelagem da concessão, aproveitando a parceria de sucesso que já existe entre as duas partes em projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP). A ideia é contar com a expertise e a credibilidade do banco na definição de um modelo consistente que promova a mudança da matriz energética, racionalize o sistema para reduzir custos e estabeleça uma tarifa atraente para os usuários.
O projeto de Curitiba é considerado uma prioridade pelo BNDES devido ao seu foco na eletromobilidade e sustentabilidade. A equipe do banco está trabalhando para montar um modelo viável que estimule a indústria nacional e atraia investidores interessados. Durante a reunião, foram discutidos diversos aspectos, incluindo a importância de estimular a indústria local na transição para a eletromobilidade e a participação de toda a cadeia produtiva do transporte nos processos de análise e testes.
O presidente do Ippuc ressaltou que o processo em curso em Curitiba sinaliza para o mercado que haverá demanda para impulsionar a indústria e mencionou a possibilidade de retrofit de veículos a diesel para elétricos, contando com a produção local da Volvo como exemplo. Além disso, destacou-se o papel do Ippuc na parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná para a criação de um parque tecnológico voltado para a mobilidade sustentável, visto como um vetor para o desenvolvimento econômico na região.
O cronograma prevê que a proposta de trabalho para a modelagem da nova concessão de transporte de Curitiba seja apresentada ao Comitê de Elegibilidade (CEP) do BNDES em 31 de maio. Até janeiro de 2024, serão cumpridas as etapas para a contratação da equipe de consultores responsável pelo desenvolvimento do modelo e pela preparação da documentação para a concessão. O projeto tem previsão de início para 2024, com fases de estruturação, consulta pública e publicação do edital no início de 2025.