Representantes do NDB iniciam execução do programa do BRT Leste-Oeste

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Foto: Fábio Decolin/Ippuc
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Técnicos da Prefeitura de Curitiba recebem, nesta semana, a missão de arranque do Programa de Aumento da Velocidade e Capacidade do BRT Leste-Oeste, financiado pelo New Development Bank (NDB). O projeto faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que reúne investimentos do NDB, com US$ 75 milhões, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com US$ 106 milhões.

Para marcar o início da execução do contrato, assinado em dezembro de 2021 pelo prefeito Rafael Greca, o NDB enviou representantes para o que se chama missão de arranque – reuniões de trabalho para entendimento das ações da Prefeitura nas diversas áreas envolvidas no programa, como o monitoramento de obras, além do social, do ambiental e do financeiro. Os encontros serão realizados até esta quinta-feira (7/4).

Na primeira reunião, na terça-feira (5/4), participaram o especialista sênior do escritório local do NDB no Brasil, Marco Thadeu Abicalil, representando a diretora Cláudia Prestes; os líderes de projeto Fernando de Melo e Silva e Ludmila Vidigal Silva; o especialista ambiental Marcelo Camargo; e a especialista em aquisições Juliana Franco Ramos, a partir de Xangai.

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“Para um banco novo como o nosso, com seis anos de atuação, ter Curitiba na carteira é muito significativo, pela referência em planejamento urbano e potencial de disseminação entre outros municípios brasileiros”, disse Abicalil.

Também participaram da reunião de abertura da missão o conselho deliberativo da Utag (Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento) – formado pelos titulares das secretarias municipais de Finanças, do Governo Municipal, de Obras e do Meio Ambiente, Cohab, Ippuc e Procuradoria do Município. Na oportunidade, o conselho aprovou o cronograma de desembolsos do empréstimo e a previsão de entradas de recursos estabelecidas no contrato.

Os representantes do banco conheceram as fases das obras, lote a lote, com as principais intervenções. O binário Olga Balster – Nilvaldo Braga, no lote 5, será o primeiro a ser licitado, nas próximas semanas, após a não objeção do agente financiador.

Transparência

O diretor técnico da Utag, Marcio Teixeira, apresentou a metodologia de acompanhamento da qualidade das obras. O time de técnicos da Utag vai verificar semanalmente a execução para consolidar a análise e o índice de qualidade que subsidia a fiscalização de obras.

“Estamos em uma nova era de contratos multilaterais, em que o ESG (Environmental, Social and Governance) tem sido a tônica nas execuções. Temos o compromisso de aprimorar nossas metodologias para cobrir todas as áreas com excelência”, observou o coordenador da Utag, Paulo Socher.

Ter o dedo no pulso para acompanhar a evolução das execuções permite ajustar rotas, minimizar erros e antecipar soluções, dando respostas rápidas a contratempos que fazem parte da rotina das obras públicas.

“A sociedade está cada vez mais observadora sobre a qualidade e execução da obra, exige processo claro e transparente de comunicação. O cuidado do gerenciamento dentro de casa fortalece a mensagem para o público e nos dá ainda mais transparência”, disse o presidente do Ippuc e do conselho deliberativo da Utag, Luiz Fernando Jamur.

No trecho

Na tarde de terça-feira, os executivos do NDB percorreram os principais pontos em que serão executadas obras do BRT Leste-Oeste. A visita técnica começou pelas estações Silva Jardim e Carlos Dietzch, no Portão, no BRT Norte Sul, que faz parte das contrapartidas do município no contrato com o banco. Ali puderam ver na prática o funcionamento das vias compartilhadas no entorno das paradas de ônibus, conceito que será aplicado também no trecho Leste-Oeste.

Também conheceram o Terminal Campina do Siqueira, que será reformado e ampliado, e percorreram todo o itinerário do BRT até o Capão do Imbuia, no ponto em que será construído o novo terminal, em frente à Rua da Cidadania do Cajuru.

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