A partir das 9h desta segunda-feira, 12 de maio, o cruzamento da Avenida Florianópolis com a Rua Engenheiro Costa Barros, no Cajuru, sofrerá um bloqueio. Esse bloqueio ocorre devido às obras de pavimentação em concreto da canaleta exclusiva para o transporte coletivo. A intervenção faz parte do projeto do novo BRT Leste/Oeste, uma das principais iniciativas para a mobilidade urbana em Curitiba.
Orientações para motoristas
Motoristas que transitam pela Avenida Florianópolis, seguindo em direção ao bairro, e que desejam atravessar a Rua Engenheiro Costa Barros devem fazer uma conversão à direita na Rua Paulo de Frontin ou na Rua José Fabiano Barcik. Eles precisam seguir até a Rua Sebastião Marcos Luiz e, em seguida, virar à esquerda na Rua Capitão Guilherme Bianchi para retornar à Avenida Florianópolis. Para quem vem da Avenida Florianópolis em direção à BR-277, a recomendação é entrar à esquerda na Rua Capitão Guilherme Bianchi ou na Rua Aracaju, acessando a Rua Niterói. Após isso, os motoristas podem seguir pela Rua José Fabiano Barcik ou Paulo de Frontin, contornando a interdição.
Acesso à Via Calma
Os motoristas que necessitam acessar a Via Calma, que é a faixa lateral das canaletas, ainda poderão fazê-lo normalmente. Para isso, basta virar à direita a partir da Avenida Florianópolis. As faixas permanecem abertas e sinalizadas com barreiras, cones e placas para a melhor orientação dos motoristas.
Preservação da passagem de pedestres
A intervenção no cruzamento também garante a preservação da passagem de pedestres e ciclistas. Para isso, serão instalados cerquites e sinalização adequada, garantindo caminhos seguros para todos. A previsão é que as obras no cruzamento sejam concluídas até 12 de junho, embora essa data possa ser ajustada de acordo com o andamento dos serviços e as condições climáticas.
Benefícios do BRT Leste/Oeste
O BRT Leste/Oeste integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, financiado por US$ 75 milhões do New Development Bank. O projeto contempla a requalificação de 22,5 km de canaletas exclusivas, conectando regiões estratégicas da cidade, como o CIC Norte a Pinhais e um ramal ligando Tarumã ao Cajuru. Além das canaletas, o programa inclui a modernização de estações-tubo, 48 km de ciclofaixas, novo paisagismo e sinalização, focando na integração entre modais e no conforto dos usuários.