A Secretaria Municipal de Ordem Pública divulga nova normativa do Estado para com o pagamento parcelado no cartão de crédito do IPVA 2022 atrasado, para equilibrar contas do cidadão e não precisar emitir notificações e multas aos motoristas. O imposto estadual lançado anualmente destina 50% para o município de emplacamento do veículo. A arrecadação é utilizada para custear os gastos públicos como Educação, Saúde, Segurança e Transporte.
Para veículos adquiridos em anos anteriores, a cobrança do imposto se inicia em janeiro e a alíquota é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, podendo ser quitado também à vista (com bonificação de 3%) ou em até cinco parcelas. Se estiverem vencidos, os débitos do ano corrente devem ser quitados em uma única cota. Os débitos vencidos de anos anteriores podem ser parcelados. Nesse caso, o contribuinte poderá realizar o parcelamento em 12 vezes no cartão de crédito, pelas empresas financeiras credenciadas pelo Estado.
Esta categoria serve para os casos de atrasos. Isso, em relação à falta completa do pagamento ou de alguma parcela já vencida. Também podem ser pagas parcelas ainda pendentes, a vencer.
É possível parcelar todo o valor pendente, se ainda não tiver quitado o boleto cheio. Caso a opção tenha sido o pagamento em cinco vezes, também há possibilidade de agrupar uma eventual parcela em atraso com as vindouras para equilibrar a situação financeira.
As empresas credenciadas têm autonomia para definir as condições comercias das transações, as bandeiras dos cartões utilizadas, número possível de parcelas, juros aplicáveis e outras taxas a serem cobradas de acordo com o parcelamento.
A Secretaria da Fazenda e Receita Estadual divulgou em 21/10/2022 que desde junho deste ano foram registrados 1.843 mil pedidos de parcelamento na modalidade parcelada em cartão de crédito. Dados apontam que 19% dos veículos tributados estão inadimplentes no Estado, até o momento.
Nas empresas credenciadas é possível utilizar cartões das bandeiras Mastercard, Elo, Visa, American Express e Hipercard.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Campo Largo, por meio do Deptran, coloca-se à disposição para prestar mais informações e orientar os motoristas quanto às novas possibilidade de quitação do IPVA 2022 atrasado, para que não haja penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
SERVIÇOS
- Deptran de Campo Largo
- Rua do Centenário, 2245 – Centro
- Atendimento: De segunda a sexta-feira – 8h às 12h – 13h às 17h
- Contato: (41) 3392-3371