Ciclovia na Avenida Maringá traz mais mobilidade em Pinhais

Dentro dos trabalhos desenvolvidos em Pinhais para melhorar a mobilidade na cidade, a Prefeitura de Pinhais realiza um amplo trabalho de duplicação na Avenida Maringá, cuja primeira fase está praticamente concluída. As obras beneficiam não somente os munícipes, mas todos os motoristas, pedestres e ciclistas que utilizam esta importante via.

Com 4,5 quilômetros de extensão – entre a Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415) e a Estrada da Graciosa, a Avenida Maringá praticamente liga a capital paranaense com Colombo, e ela é muito usada por grande parte do setor industrial de Pinhais que a utilizam para o escoamento da sua produção.

Recentemente a Secretaria Municipal de Obras Públicas realizou a pintura da faixa exclusiva para ciclistas, que fica no canteiro central, somando com os mais de 30 quilômetros de ciclovia existente na cidade, cujo modal liga diversos pontos de Pinhais.

Avenida Maringá
Foto: Roberto Dziura Júnior/Prefeitura de Pinhais

Para a conclusão efetiva da primeira fase da duplicação, entre as ruas Jandaia do Sul e Umuarama, no bairro Emiliano Perneta, falta apenas o plantio de grama e arborização em alguns trechos, trabalho este realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Antes de chegar aos trabalhos de conclusão, uma série de intervenções foram realizadas, que iniciaram com a sondagem e a revisão de todo o sistema de drenagem não somente no trecho duplicado, mas em boa parte da avenida.

Posteriormente aconteceu a construção de novas galerias, meio fio, reforço na base estrutural para receber o intenso volume de veículos, pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), construção de calçada para pedestre em concreto poroso – tecnologia que contribui com a permeabilização do solo, ciclovia, pinturas, instalação de placas indicativas e de nova iluminação em LED.

Maringá
Foto: Roberto Dziura Júnior/Prefeitura de Pinhais
Segundo trecho

As obras do novo trecho de duplicação, entre as ruas Umuarama – na Praça Ayrton Senna, até a Rua Eurípedes Morais e Silva, no Centro de Iniciação ao Esporte, divisa entre os bairros Emiliano Perneta e Atuba, tem extensão aproximada de 1 quilômetro, metragem aproximada da primeira fase.

Atualmente são realizados os trabalhos de drenagem, a qual compreende uma grande estrutura, e reforço na base estrutural da nova via.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.