Cinco empresas e consórcios disputam a elaboração do projeto de duplicação da PR-506 na cidade de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
O trecho inicia no quilômetro 21,7 da rodovia, na altura da interseção da PR-506 com a BR-116, próximo a Quatro Barras, e segue por aproximadamente 8,1 quilômetros em direção ao perímetro urbano de Campina Grande do Sul.
Os envelopes com as propostas de preços e documentos de habilitação foram abertos nesta terça-feira, dia 26 de novembro, pela Comissão de Licitação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná.
As empresas e consórcios interessados são:
– ECR Engenharia
– Consórcio STE – Engemin
– Consórcio Etel – Dynatest
– Consórcio ATP-LBR-Planservi-Conspel
– Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos
Conforme o edital publicado em 23 de outubro, o preço referencial orçado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná é de R$ 1.152.468,01.
O edital de licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo, em que empresas pré-selecionadas são convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço. Elas tiveram até 25 de novembro para entregar suas propostas.
O projeto de duplicação faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, executado com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O acordo entre Banco Interamericano de Desenvolvimento e Governo do Estado do Paraná foi firmado em dezembro de 2017 e prevê cerca de R$ 900 milhões a serem aplicados até 2022 em obras e projetos de infraestrutura no Paraná.
“A aplicação desses recursos para a duplicação da PR-506 entre Quatro Barras e Campina Grande do Sul é uma conquista para a população da região, que tem na rodovia uma das principais formas de deslocamento entre as duas cidades”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Fernando Furiatti, os recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento são uma garantia de que os projetos de duplicação e melhorias da PR-506 vão sair do papel.
“Esse aporte financeiro de mais de R$ 1 milhão nos dá tranquilidade para a realização do projeto de engenharia desta obra, que futuramente vai facilitar o tráfego dos veículos que chegam à Campina Grande do Sul”, afirmou.
OBRAS
O projeto inicial prevê a duplicação da pista da rodovia nos primeiros 2,4 quilômetros do trecho e a restauração dos 5,7 quilômetros seguintes, com a implantação de acostamentos, faixas adicionais e acessos que melhorem as condições de tráfego e segurança da rodovia.
No primeiro subtrecho está prevista a remodelação da intersecção com a BR-116 para que os veículos que necessitam retornar para Campina Grande do Sul possam utilizar a rotatória da própria cidade, sem necessidade de cruzamento com a rodovia federal.
Além disso, o projeto deverá considerar a influência do tráfego gerado pelo Hospital Angelina Caron e pelo Corpo de Bombeiros, presentes no trecho, e propor soluções para resolver a questão dos acessos a esses locais, considerando sua interferência nas margens da PR-506.
O projeto executivo pleiteado pelas cinco empresas vai tratar de todos os serviços e estudos de duplicação, restauração, tráfego e de segurança, além de estudos geológicos/geotécnicos, hidrológicos/hidráulicos, topográficos/geodésicos, entre outros.
PRAZOS
Depois da análise das propostas o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná vai encaminhar os relatórios para o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Após a aprovação do resultado final pelo banco, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná anunciará a empresa vencedora no Diário Oficial do Estado e no portal Compras Paraná.