Arteris inicia cobrança da tarifa de pedágio dos eixos suspensos de veículos carregados no Paraná

A partir da próxima segunda-feira, 6 de maio, as concessões rodoviárias administradas pela Arteris começam a cobrar tarifas de pedágio dos eixos suspensos de veículos pesados carregados, como caminhões e carretas. Essa medida afeta as rodovias em cinco estados, incluindo o Paraná, onde estão localizadas as concessionárias Litoral Sul (BR-116/PR e BR-376/PR), Planalto Sul (BR-116PR) e Régis Bittencourt (BR-116/PR). Além disso, a cobrança se estende às concessionárias Fernão Dias (BR-381/MG e SP), em Minas Gerais e São Paulo, e Fluminense (BR-101/RJ), no Rio de Janeiro.

A verificação dos veículos será automatizada, utilizando sistemas de identificação instalados nas praças de pedágio, que irão verificar a existência de documentos fiscais eletrônicos. Se os documentos estiverem em vigor, a cobrança será feita considerando todos os eixos do veículo, mesmo que alguns estejam suspensos.

Com essa iniciativa, a Arteris se junta a outras concessões sob fiscalização da ANTT que já implementaram esse sistema automatizado, conforme legislação federal e resoluções da ANTT. A expectativa é que essa tecnologia seja expandida para todos os trechos sob concessão federal.

Para simplificar o processo, os transportadores podem utilizar o aplicativo Nota Fiscal Fácil para gerenciar o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais diretamente do celular, sem a necessidade de certificado digital.

6 comentários em “Arteris inicia cobrança da tarifa de pedágio dos eixos suspensos de veículos carregados no Paraná”

  1. This is the perfect web site for everyone who really wants to find out about this topic. You know so much its almost tough to argue with you (not that I actually will need to…HaHa). You definitely put a fresh spin on a subject that’s been written about for many years. Great stuff, just wonderful.

    Responder

Deixe um comentário