Colombo e Santo Antônio da Platina em processo de integração ao Sistema Nacional de Trânsito

A prefeita de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, Beti Pavin, esteve na manhã desta sexta-feira, dia 26 de abril, em conversa com o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, César Kogut, para buscar informações sobre a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito.

Esta municipalização traz a organização do trânsito e a preservação à vida. Estando municipalizado, o trânsito da cidade estará sob suporte dos três pilares para a redução do número de acidentes fatais: educação, fiscalização e engenharia.

O Departamento de Trânsito do Paraná, como órgão de maior competência no trânsito, oferece aos municípios dois tipos de convênio. O total, no qual o município se mantém sozinho ou o parcial, no qual o Departamento de Trânsito do Paraná oferece todo o assessoramento técnico de forma gratuita.

Este assessoramento técnico consiste em fornecer a estrutura do Governo do Estado do Paraná, como Correios, Celepar, o próprio setor de engenharia do Departamento de Trânsito do Paraná, e a capacitação dos agentes de trânsito que atuarão naquele município.

A coordenadora de infrações, Marli Batagini, explica que via de regra, a maioria dos municípios escolhe o convênio parcial. “Além de ser prestado esse serviço sem custo ao município, é mais interessante pois dá a chance deles adquirirem o conhecimento necessário para que a organização do trânsito comece a ‘andar sozinha’”, afirma.

De acordo com o diretor-geral, César Kogut, o município de Colombo já tem uma frota significativa e precisa trazer a organização do trânsito para mais perto da prefeitura. “A frota de Colombo já passa de 100 mil veículos e o trânsito precisa estar mais organizado, ser melhorado. Com a municipalização, cria-se um órgão de trânsito que passa a visualizar o trânsito e adequar às necessidades do munícipe”, explica.

Estavam presentes, também, o secretário de governo de Colombo, Gilberto Pavin, o superintendente municipal de segurança e trânsito, Coronel Paredes, o diretor de operações do Departamento de Trânsito do Paraná, Mauro Monteiro e o coordenador do núcleo de unidades descentralizadas, Valmir Moreschi.

Santo Antônio da Platina

Na última quarta-feira dia 24 de abril, o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná e vice-presidente do Conselho Estadual de Trânsito, César Kogut, esteve em Santo Antônio da Platina para realizar a vistoria da estrutura do Departamento Municipal de Trânsito, que faz parte da etapa final da integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito.

“O município, que conta com frota veicular de 27.591 veículos, tem em torno de 45.728 habitantes. Agora, com o trânsito municipalizado, poderá planejar e organizar o seu desenvolvimento, trazendo segurança à população e otimizando o uso do espaço público”, conta a autoridade de trânsito do município, Bruno Augusto Chagas.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.