Comissão analisa proibição de patinetes elétricos nas calçadas de Curitiba

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Curitiba analisará o projeto de lei do vereador Jairo Marcelino que pretende proibir a circulação de patinetes elétricos nas calçadas da capital paranaense. A proposta será debatida em reunião nesta terça-feira, dia 26 de novembro.

Protocolado em maio deste ano, o projeto (005.00095 de 2019) do vereador Jairo Marcelino já teve dois pareceres aprovados na Comissão de Constituição e Justiça, ambos pedindo mais informações à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito sobre os impactos que a medida traria.

Na opinião do vereador os patinetes elétricos interferem no “livre deslocamento de pedestres”. Tanto a fiscalização da norma quanto o estabelecimento de punição a quem descumprir a regra ficariam por conta da Prefeitura de Curitiba.

No ofício enviado aos vereadores o titular da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, argumenta que o assunto da “micromobilidade” está sendo discutido em âmbito nacional e que, em decorrência disso, aguarda o estabelecimento de novas normas regulamentares e diretrizes dos órgãos nacionais de trânsito para então definir uma proposta de regulamentação em Curitiba (leia aqui o documento na íntegra).

O relator da proposição é o vereador Doutor Wolmir Aguiar.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.