O prefeito Marcelo Roque anunciou nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, que a concessão do serviço de transporte coletivo não será renovada. Uma reunião com a equipe técnica e vereadores na Prefeitura de Paranaguá definiu que ela será prorrogada por 1 ano ou até que fique pronta a nova licitação.
“Havia a possibilidade de renovação por mais 15 anos, porém isso não vai acontecer, visto que queremos um novo modelo de concessão que ofertará um serviço de mais qualidade aos usuários”, explicou o prefeito.
Em 2022, a empresa URBTEC havia sido contratada para a elaboração de um estudo de mobilidade urbana e do transporte coletivo no município. Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) ela cederá o termo de referência e o edital de licitação para o certame de uma nova concessão que deverá acontecer ainda neste primeiro semestre.
“O objetivo é ajustar e atualizar algumas demandas de um novo modelo de concessão que vamos aplicar. Estamos atuando com transparência e responsabilidade para que o serviço que é prestado para a população possa ser aprimorado”, disse Marcelo Roque.
O Tarifa Zero, inaugurado pela Prefeitura em março de 2022, continuará operando e atendendo a população, mesmo com a chegada de uma nova viação. De acordo com um levantamento da Semsu, ocorre mais de 700 mil giros de catracas por mês, além de 31 mil giros diariamente.
Para a secretária municipal de Serviços Urbanos, Christianara Foulkenig, o contrato vigente está desatualizado. “Ele já tem mais de 15 anos e muitos avanços aconteceram durante este tempo, principalmente após o Tarifa Zero e o aumento no número de passageiros. Queremos trazer mais conforto, manutenção e melhorias a quem utiliza o transporte coletivo”, ressaltou. No próximo dia 29, no Teatro Rachel Costa, acontecerá uma Audiência Pública aberta a comunidade a fim de receber sugestões da população.
O líder do governo na Câmara, vereador Júnior Leite, se mostrou satisfeito ao observar o cuidado da Prefeitura com a manutenção do programa Tarifa Zero – que continuará operando normalmente – assim como a prioridade na qualidade do serviço prestado. “Estamos juntos, discutindo essa importante pauta que beneficia milhares de parnanguaras. O prefeito Marcelo Roque merece o nosso reconhecimento pela condução e transferência nesta nova etapa em que ocorrerá uma nova licitação”, salientou.