Conclusão da Estação Prisma Solar Agrárias bloqueia Rua dos Funcionários entre quarta e domingo

197
estação agrárias
Foto: Divulgação
Publicidade

A execução do projeto da Estação Prisma Solar Agrárias entra na reta final. Para concluir a pavimentação do entorno, paisagismo, iluminação e os testes de acoplagem dos ônibus no equipamento, o trânsito na Rua dos Funcionários, no bairro Cabral, será totalmente bloqueado entre as ruas Jaime Balão e Recife, das 8h às 20h, de quarta (8/5) a domingo (12/5).

Além de alteração de trânsito para veículos particulares, haverá mudança nas rotas das linhas Inter 2 e Interbairros II, nos sentidos horário e anti-horário, além de desativação temporária de pontos de parada no trecho. No sentido horário, os ônibus vão sair do terminal do Cabral e entrar à direita na Munhoz da Rocha, seguindo até a Manoel Pedro, depois pela Arthur Loyola, até chegar à Almirante Tamandaré para entrar à esquerda na Augusto Stresser, de onde retomam o trajeto original, a partir da Germano Mayer.

No sentido anti-horário, o itinerário alternativo vai seguir pela Augusto Stresser, até a ruas José de Alencar, Bom Jesus e a via rápida Doutor Joaquim José Pedrosa (sentido Centro/Bairro), até chegar na Rua dos Funcionários e acessar o Terminal do Cabral, virando à esquerda.

Publicidade

Na linha Interbairros II, os pontos de parada da Rua dos Funcionários, Jaime Balão e Germano Mayer, entre a Augusto Stresser e a Deputado Carneiro de Campos, serão desativados até domingo (12/5). Os usuários poderão usar as paradas na continuação da Augusto Stresser até a José de Alencar e na Rua Bom Jesus. No sentido horário, as paradas serão na Munhoz da Rocha, Professor Arthur Loyola, Almirante Tamandaré e Augusto Stresser. Os mapas dos itinerários temporários estão no Boletrans

Setran orienta que os motoristas evitem a região nos próximos dias, se puderem. Algumas vias do entorno da Rua dos Funcionários, como a Camões, entre as ruas Mercedes Doria e João Américo de Oliveira, também estão com obras de fresa e recape. Há poucas alternativas de desvio no trecho.

Projeto

Depois de concluída, a Estação Modelo Prisma Solar Agrárias será reativada para ajustes finais na operação com o transporte coletivo. O equipamento traz uma série de inovações, como a geração de energia fotovoltaica, conforto térmico, conexão com a Central de Operação da Urbs e do Hipervisor Urbano para monitoramento do sistema e entorno preparado para a multimodalidade. Há ponto de locação de bicicletas compartilhadas, vagas de parada de carros de aplicativos além de calçamento com atenção à acessibilidade. A entrega da estação está prevista para a próxima semana.

Depois de aprovada a operação do equipamento, serão licitadas outras 11 prismas solares, para o itinerário do Inter 2, conforme os estudos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), responsável pelo projeto. As novas estações do Inter 2 fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que tem US$ 106 milhões em financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para requalificação de quase 40 quilômetros de itinerário do Inter 2/Interbairros 2, incluindo viadutos e pontes, com impacto em 28 bairros da cidade.

MOBILIDADE CURITIBA

Siga o Mobilidade Curitiba no Twitter e Instagram e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui