Curitiba começa testes com ônibus elétrico brasileiro na segunda, dia 22

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A Prefeitura de Curitiba começa na próxima segunda-feira (22/5) os testes com passageiros com um ônibus elétrico totalmente produzido no Brasil.

O veículo tem tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio eMillenium, motor elétrico, inversor e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassi Mercedes-Benz, fabricado em São Bernardo do Campo.

O teste será feito inicialmente com um modelo Padron de 12,1m; na sequência, a Eletra apresentará um ônibus articulado de 21,5m, para tráfego em corredores, e um modelo de 15m.

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O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18/5) pelo prefeito Rafael Greca durante a apresentação do veículo na Praça do Japão, no bairro Batel, em Curitiba.

“Nosso entendimento é testar todos os modelos disponíveis no mercado, dentro da meta de avançar no projeto de eletromobilidade para Curitiba, e a cidade merece o melhor”, disse Greca. 

“O ônibus elétrico não é poluente, pode ser mais rápido e traz mais conforto para a população. Curitiba está entrando na era da eletromobilidade”.

O prefeito estava acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba (URBS), Ogeny Pedro Maia Neto, e do presidente do IPPUC e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.

REFERÊNCIA

“Curitiba sempre foi referência em mobilidade urbana e estamos muito honrados em demonstrar nosso ônibus”, afirmou Milena Romano, presidente da Eletra.

Ela destacou a durabilidade do veículo elétrico, com garantia de 20 anos.

“A eletromobilidade vem ganhando o mundo e tem tudo a ver com a capital do Paraná, que sempre teve espírito inovador, a começar pelos BRTs, que se popularizaram no mundo a partir da experiência daqui”, disse Milena.

“Nosso carro está preparado para ser testado nas características urbanas de Curitiba, algo que foi muito discutido entre nós, a URBS e os empresários do setor”

“Este é um diferencial da Eletra: o carro é projetado para as condições urbanas de cada cidade brasileira ou latino-americana”, acrescentou Milena.

O empresário Ângelo Gulin, da Auto Viação Redentor, operadora do veículo, também comemorou.

“É um orgulho para nós testar este ônibus 100% nacional, o único dentre os que estão em testes no país”.

“O principal motivo dos testes é verificar a durabilidade, confiabilidade e a autonomia dos veículos. É importante avaliar como o veículo vai se portar nas ruas de Curitiba, principalmente com passageiros”, disse.

O executivo da Caio José Gildo Vendramini, conhecido por Zezinho, acrescentou:

“É um ônibus moderno, dentro das normas brasileiras, com toda a segurança de ancoragem de poltronas em caso de acidente, cinto de segurança do cadeirante, botão de chamada dos passageiros, isolação térmica total da carroceria e suspensão a ar”.

“Se entrar dentro do carro, você não escuta nada. É uma tecnologia 100% nacional”, concluiu. 

O modelo de 12,1m faz parte de um leque de seis tipos de veículos elétricos que a Eletra está lançando este ano.

Ônibus semelhantes já estão em operação em Vitória, Salvador e São Paulo, e outros estão sendo testados no Grande ABC.

EDITAL

O ônibus Eletra/Caio/WEG integra o cronograma de testes que servirão de base para o edital de compra dos primeiros veículos elétricos para o transporte público da capital em 2024.

O prefeito anunciou investimento de R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus elétricos – 42 tipo Padron e 28 articulados – que devem ser integrados à frota do município até o fim de junho do próximo ano.

Os ônibus elétricos deverão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Leste-Oeste, que transportam, juntas, cerca de 370 mil pessoas por dia.

“A nossa expectativa é que os primeiros veículos elétricos comprados estejam na linha Interbairros II em meados do próximo ano”, disse o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto.

Segundo ele, além da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental, o ônibus elétrico traz vantagens econômicas, com reflexo na tarifa no médio prazo. 

“O custo de aquisição é maior, mais se dilui ao longo do tempo e o custo de manutenção é menor. Nossos estudos mostram que, dentro de cinco anos, os custos já serão mais vantajosos que os do diesel, afirmou. 

A Eletra é a segunda montadora a executar testes técnicos com ônibus 100% elétricos no transporte coletivo da capital.

O ônibus elétrico 12,1m Eletra/Caio/WEG tem capacidade para 70 passageiros, autonomia de 250 km e emissão zero de gás carbônico (CO²) e outros poluentes.

As baterias terão recargas de duas a quatro horas, à noite, na garagem da empresa operadora, Auto Viação Redentor. 

Além do modelo de 12,1, a Eletra deverá disponibilizar para o sistema de transporte de Curitiba mais dois veículos: um articulado de 21,5m e outro de 15m.

Os testes devem durar 60 dias (20 dias para cada veículo).

Serão avaliados itens como consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, nível de ruído e desempenho do em variadas topografias (aclives, declives e plano).

MULHERES NA DIREÇÃO

Os ônibus elétricos serão conduzidos por 11 motoristas, sendo sete mulheres, treinados especialmente para esse tipo de veículo. 

“É mais um aprendizado. O veículo elétrico é mais confortável, tanto para o passageiro como para o motorista”, disse Salete do Rocio, 48 anos, motorista que dirigiu o veículo na apresentação.

“Além disso, o veículo é silencioso e traz comodidades como ar-condicionado e tomadas para carregar celular. É muito bacana dirigir um veículo do futuro”.

Até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverão operar com emissão zero, alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima).

Também participaram da apresentação nesta quinta-feira o diretor operacional da Redentor Ângelo Gulin Neto, a diretora de recursos humanos, Sueli Gulin Calabrese, e o diretor administrativo, Acir Gulin. Pela empresa Glória, o diretor Marco Gulin.

Pela URBS, o diretor de operações Aldemar Venâncio Martins Neto e os gestores Celso Lucio (Especificação e Gestão de Frota), Sergio Oliveira (Operação), Alex Debortoli (Operação) e Claudinei Moro (Fiscalização).

Pela Câmara Municipal de Curitiba, o presidente Marcelo Fachinello e os vereadores Tico Kuzma, Serginho do Posto, Oscalino do Povo, Rodrigo Reis e Pier Petruzziello.

Pelo IPPUC, os assessores Ana Jayme (Investimentos) e Clever Almeida (Mobilidade e Transporte).

Sobre a Eletra

A Eletra é uma empresa 100% brasileira, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e de carga.

Em sua nova fábrica, tem capacidade de produzir 1.800 ônibus elétricos/ano, podendo ampliar essa produção em 50% e, com isso, atender à demanda por ônibus elétricos de todos os municípios que aprovaram programas de renovação das frotas de transporte no Brasil. Conta em seu portfólio com e-Bus 12,1m; 12,8m (Padron); 15m; 21,5m articulado, 10m (Midi) e e-Trol 21,5m.

Parcerias

O eMillennium marca Caio é uma carroceria desenvolvida com tecnologia nacional exclusivamente para chassis movidos a propulsão elétrica por bateria.

O modelo possui um amplo salão interno, característico do novo portfólio de produtos da marca. É equipado com o que há de mais atual em elementos voltados à mobilidade sustentável e produzido com itens em polímero, material 100% reciclável, que confere alta durabilidade, robustez e acabamento superior.

Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos com foco em motores, redutores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização.

A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 15 países, presença comercial em 37 países e vendas para mais de 135 países, a companhia possui mais de 39 mil colaboradores distribuídos pelo mundo.

Em 2022, a WEG atingiu em faturamento líquido de R$ 29,9 bilhões; destes, 50,3% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil. 

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