Curitiba faz cessão de ônibus usado para a Prefeitura de Toledo

A Prefeitura de Curitiba cedeu para o município de Toledo um ônibus que não pode mais circular na frota do transporte coletivo da capital, mas pode ser usado para outros fins. O veículo será utilizado para programas de promoção social na cidade da região Centro Oeste do Estado.

Nesta quinta-feira (27/10), o prefeito Rafael Greca recebeu o deputado estadual Natan Sperafico (PP), que agradeceu à capital a cessão do ônibus Ligeirinho fabricado em 2008.

“Eu tenho o prazer em receber o deputado Sperafico, que fez a solicitação do ônibus, pois estamos beneficiando nossos irmãos do interior do Paraná”, explicou Greca.

O ônibus ligeirinho Linha Direta foi cedido para a prefeitura de Toledo para uso nos programas de recuperação de dependentes químicos e alcoolistas.

“A parceria com a capital é muito importante para garantir atendimento às populações em risco social de Toledo”, disse Sperafico.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto acompanhou a visita e explicou que todos os ônibus urbanos do transporte coletivo de Curitiba, frota circulante e reserva, passam por inspeção diária de segurança.

“Os mecânicos da Urbs fazem 350 revisões por mês em ônibus da frota urbana. Os veículos com menos de dez anos passam por duas vistorias técnicas anuais. Para aqueles com tempo de fabricação acima desse prazo, as vistorias ocorrem a cada três meses”, contou o presidente da Urbs.

A vida útil dos ônibus biarticulados é de dez anos e de 11 a 15 anos para a frota reserva. Para as demais linhas o tempo de 10 anos e de 11 a 12 anos para a frota reserva.

Cada vistoria avalia 75 itens de segurança e emissão de poluentes na fumaça. Os técnicos inspecionam a estrutura e registram o funcionamento do motor, dos sistemas elétrico e hidráulico, freios, das embreagens e dos pneus, as condições dos bancos, a limpeza e validade do atestado de dedetização. Até jatos d’água são usados nas inspeções para verificar infiltração, simulando dias de chuva.

Rede de proteção e acolhimento

A Prefeitura de Curitiba tem uma rede de atenção e atendimento à pessoa em situação de vulnerabilidade social desenvolvida pela administração municipal. É um trabalho que começa com as abordagens sociais, sob coordenação da Fundação de Ação Social (FAS), e também com a busca ativa desenvolvida pelo Departamento de Política Sobre Drogas com o Ônibus Intervidas. A partir do primeiro contato, são verificadas necessidades de alimentação, saúde e outras mais urgentes, além de serem ofertadas opções de encaminhamento analisadas a partir de cada caso.

Em abril deste ano, a Prefeitura deu início ao processo de certificação para comunidades terapêuticas, que fazem o acolhimento voluntário de dependentes de álcool e outras drogas. A certificação é uma garantia na qualidade do serviço prestado. Com esse procedimento, quem precisar de atendimento durante a fase de recuperação do uso de drogas poderá ser indicado para as comunidades terapêuticas, em processo coordenado pelo Departamento Municipal de Política Sobre Drogas.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile