Curitiba investe R$ 54 milhões no trânsito e reduz multas em 34,1%

A Prefeitura de Curitiba aplicou mais de R$ 54 milhões em 2025 para melhorar a segurança no trânsito da cidade. A iniciativa inclui a instalação de nova sinalização em 155 pontos de radares, melhorias na infraestrutura viária, orientações e programas educativos. Como resultado, a Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) registrou queda de 34,1% nas infrações entre janeiro e outubro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O número de multas caiu de 1.028.875 para 677.821, demonstrando o impacto positivo das ações em Curitiba.

Nova sinalização reforça segurança em Curitiba

A sinalização dos radares recebeu reforço com pintura no pavimento e aplicação de películas refletivas nas colunas, garantindo maior visibilidade à noite e em condições de pouca luz. O prefeito Eduardo Pimentel destaca que os radares têm o objetivo de orientar e salvar vidas no trânsito da capital paranaense.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Curitiba no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram e YouTube
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Além disso, a Superintendência de Trânsito instalou 102 travessias inteligentes com barras de LED em frente às faixas de pedestres nos cruzamentos mais movimentados. Essas barras indicam com luz verde quando pedestres e ciclistas podem atravessar e com luz vermelha quando os automóveis têm preferência. Essa tecnologia visa aumentar a segurança, especialmente para quem se distrai com o celular ao atravessar a rua. Curitiba também testa tecnologia húngara para facilitar a travessia de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual.

    Curitiba registra queda significativa nas mortes no trânsito

    A Comissão Municipal de Segurança no Trânsito, criada em agosto de 2025, atua para garantir a segurança viária e reduzir acidentes e mortes na cidade. O superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti, ressalta o trabalho conjunto da engenharia de trânsito, fiscalização e sinalização para salvar vidas.

    Desde o início do Programa Vida no Trânsito, em 2011, Curitiba reduziu em 48,4% o número de mortes no trânsito. Enquanto em 2011 ocorreram 310 óbitos, em 2024 esse número caiu para 160, evidenciando o sucesso das políticas públicas locais.

    Intervenções viárias e melhorias em infraestrutura

    O projeto de correção geométrica na Rua Professor João Falarz, próximo ao Terminal do Campo Comprido, tornou o local mais seguro para pedestres e motoristas. As intervenções incluíram construção de canteiros centrais, reforço na pintura da sinalização, duas novas faixas de pedestres e rampas de acesso à calçada.

    Outra melhoria importante foi a implantação de uma rotatória em formato de “pires invertido” no cruzamento das ruas Eduardo Sprada e Luiz Tramontin, projetada para melhorar o fluxo e a segurança no trânsito da região.

    Campanhas educativas e prêmios nacionais para Curitiba

    A campanha Ponto Cego, que alerta sobre as áreas de visão limitada dos motoristas de ônibus, e as botoeiras inteligentes receberam o Prêmio Senatran, concedido pela Secretaria Nacional de Trânsito e Ministério dos Transportes. As botoeiras prolongam automaticamente o tempo de travessia e emitem alertas sonoros e visuais, garantindo mais acessibilidade e segurança.

    Durante o Maio Amarelo, Curitiba promoveu ações educativas que impactaram mais de 5 mil pessoas. A campanha envolveu ciclistas e pedestres em atividades que mostraram os pontos cegos dos ônibus, aumentando a conscientização sobre segurança viária.

    Nova sinalização e infraestrutura para um trânsito mais seguro em Curitiba

    A Superintendência de Trânsito investiu em 2025 na instalação de 52.347 novas placas com nomes de ruas, fabricou 11.064 placas e instalou 7.713 delas. Também aplicou 321 km de nova sinalização horizontal, construiu 80 lombadas, reforçou a sinalização em 10 passagens de nível ferroviário e instalou 43 rampas de acessibilidade nas calçadas.

    Outras melhorias incluem 8 travessias elevadas, 2 novos binários, reforma de 7 km de ciclovias, além da revitalização de 56 cruzamentos semafóricos com sistema adaptativo de tráfego, acessibilidade e travessia para pedestres. No Parque Barigui, a pintura das faixas dos estacionamentos e das áreas de caminhada, corrida e ciclovia também recebeu atenção especial.

    Educação no trânsito mobiliza milhares em Curitiba

    A Escola Pública de Trânsito de Curitiba (ABC Trânsito), localizada no Fazendinha, promoveu 1.031 ações educativas em 2025, envolvendo mais de 79 mil pessoas. O Circuito Vivencial da ABC Trânsito, que reproduz o dia a dia do trânsito em uma minicidade, recebeu cerca de 24 instituições e 1.050 alunos para aulas práticas.

    O projeto “O Trânsito e Eu”, em parceria com o Instituto Renault, utilizou óculos de realidade virtual em 106 ações, alcançando 8.808 pessoas. Essas iniciativas reforçam o compromisso da cidade com a conscientização e preservação da vida no trânsito.

    Campanha mão na faixa e mais vagas de estacionamento em Curitiba

    Durante a Semana Nacional de Trânsito, a campanha educativa Mão na Faixa orientou pedestres sobre a forma segura de atravessar as ruas. João Felipe, aluno da Escola Municipal Maria Nicola, destacou a importância de atravessar na faixa, olhar para os dois lados e levantar a mão para sinalizar a travessia, evitando distrações como o uso do celular.

    Para facilitar o estacionamento, Curitiba criou 1.161 novas vagas regulamentadas, totalizando 20.203 vagas disponíveis para a população. Essa medida contribui para a organização do trânsito e acessibilidade na cidade.

    Com todas essas ações, Curitiba demonstra compromisso contínuo com a segurança viária, educação no trânsito e melhorias na infraestrutura, promovendo um ambiente mais seguro e acessível para motoristas, pedestres e ciclistas.

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário

    Sair da versão mobile