Duplicação da Rodovia dos Minérios vai afetar o trânsito

A partir desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro de 2020, as obras de duplicação e ampliação da capacidade da PR-092, a Rodovia dos Minérios, vão começar a afetar o trânsito na capital paranaense.

Será necessário interditar a pista esquerda sobre a ponte do Rio Barigui, um pouco antes do Contorno Norte de Curitiba, para execução de seis estacas que servirão de fundações para uma nova ponte.

Durante os serviços o tráfego de veículos será desviado para a pista direita, com todo o trecho sinalizado, além de fiscalização e acompanhamento do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, responsável pelas obras, e apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária.

“A duplicação da Rodovia dos Minérios, de Curitiba até Almirante Tamandaré, já está a pleno vapor desde o ano passado, com a instalação do canteiro de obras, sondagens e serviços preliminares”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Segundo ele, as intervenções vão começar a afetar diretamente os condutores, mas depois o trânsito entre as duas cidades vai ficar muito melhor e mais seguro, beneficiando condutores e habitantes da região. “É uma obra aguardada há décadas, e que vai ficar pronta ainda neste governo”.

Após a colocação das seis estacas, será interditada a pista direita, com o tráfego sendo desviado para a pista esquerda. Nesta etapa será construída a estrutura completa de uma ponte nova ao lado da atual, além de pavimentação dos encontros com a rodovia.

Em uma etapa futura, a ponte antiga será demolida para dar lugar a uma nova estrutura.

Duplicação Rodovia dos Minérios
Foto: Divulgação/Departamento de Estradas e Rodagem
OBRAS

Serão investidos R$ 90,6 milhões para construir novas pistas, vias marginais, pontes, viadutos, passarela, calçadas e ciclovias no trecho entre Curitiba e Almirante Tamandaré, em uma extensão de 4,74 quilômetros. O prazo de execução é de dois anos.

“As obras de duplicação e ampliação da capacidade da PR-092 começa com a execução de todas as obras de arte especiais no trecho, que serão dez pontes e quatro viadutos. Vamos substituir as pontes antigas em quatro locais e construir duas pontes em uma travessia nova, graças a uma melhoria no traçado da rodovia”, explica o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná, Fernando Furiatti. Em cada travessia sobre o rio serão construídas duas estruturas independentes, uma para cada sentido da via.

Também serão implantados quatro viadutos no trecho, com comprimento de 38,80 metros, para facilitar o retorno dos veículos. Assim como nas pontes, serão duas estruturas em cada local, uma para cada sentido da via.

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